TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O reinado do rei Luís XVI

Artigo: O reinado do rei Luís XVI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2014  •  Artigo  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 2

Quando Luís XVI assumiu o trono, em 1776, a França passava por uma crise econômica, agravada, principalmente, pelos gastos com a Guerra dos Sete Anos (1756-1763) - contra a Prússia e a Inglaterra -, a intervenção do país na guerra de Independência dos Estados Unidos e os elevados gastos da Corte Francesa. Aliam-se a crise o fato da França ter passado por secas e inundações, aumentando os preços dos alimentos, além da concorrência dos produtos ingleses com os nacionais, já que aqueles entravam sem pagar impostos e eram vendidos a preços baixíssimos.

Devido a essa situação econômica, a política também foi afetada. Houve a demissão de ministros, que não conseguira desenvolver seus projetos reformistas, barrados pela intolerância aristocrática.

Para encontrar soluções para a crise, Luis XVI pediu apoio aos burgueses, que exigiram a nomeação de Necker para o ministério, no ano de 1788. Este, que havia sido ministro durante 1776 a 1781, propôs a convocação dos Estados Gerais. Entretanto, os interesses adversos do Terceiro Estado com o Primeiro e o Segundo Estado, estes apoiados pelo rei, o próprio Luis XVI, determinou a dissolução dos Estados Gerais, em maio de 1789. Em seguida, a burguesia proclamou-se em Assembléia Nacional e, revoltados pela decisão do rei, no dia 20 de junho, os deputados do Terceiro Estado invadiram a Sala do Jogo da Péla, no castelo de Versalhes, jurando que não sairiam dali até dar à França uma Constituição. Para tanto, a 9 de julho, declararam-se em Assembléia Nacional Constituinte.

Luis XVI ainda tentou conter a burguesia, mas não conseguiu reprimir a massa popular que, em 14 de junho, tomaram a Bastilha (um símbolo do absolutismo francês), que era o último apoio militar de Luis XVI. Em Paris foi criada, pelo novo governo da Assembléia Nacional, a Guarda Nacional, o exército revolucionário da burguesia chefiado por Lafayatte. No campo, os pequenos proprietários rurais e camponeses invadiam e destruíam castelos e matavam muitos nobres – período conhecido como o “Grande Medo”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com