TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ORIGENS DA AMÉRICA À COLONIZAÇÃO

Dissertações: ORIGENS DA AMÉRICA À COLONIZAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/4/2013  •  2.322 Palavras (10 Páginas)  •  996 Visualizações

Página 1 de 10

OBJETIVO:

Refletir:

1) Sobre a origem do homem americano;

2) O Continente Americano não foi descoberto, e sim, conquistado;

3) Chegada dos europeus no Continente Americano;

4) Como se deu a Colonização.

ANOS:

6º e 7º.

TEMPO DE DURAÇÃO:

04 (quatro) Horas/Aula

METODOLOGIA:

1ª hora/aula: apresentação do tema e debate sobre o mesmo;

2ª hora/aula: apresentação do tema (aula expositiva) com base no “conteúdo” adotado pelo professor;

3ª hora/aula: duvidas e esclarecimento do assunto e aplicação do questionário (os alunos irão pesquisar na internet ou em outras fontes para a realização do questionário);

4ª hora/aula: entrega do texto dissertativo e correção do questionário.

RECURSOS:

Para evitar qualquer transtorno no dia da projeção do conteúdo, todos os equipamentos deverão ser testados previamente. Porque pretendo apresentar o conteúdo usando slides (Microsoft PowerPoint).

• Data Show

• Tela de exibição

• Equipamento de som – caixa de som amplificada

• Computador

• Modem 3G – Internet - pesquisas

CONTEÚDO

ORIGENS DA AMÉRICA À COLONIZAÇÃO

TEORIAS SOBRE A ORIGEM DO HOMEM NO CONTINENTE AMERICANO

Quando a América foi descoberta, ou melhor, dizendo, dominada/conquista pelos navegantes europeus, o continente do “Novo Mundo” já era habitado por milhares de nativos por milhares de anos. Foi no continente africano que surgiram os primeiros humanos, segundo muitos cientistas. Nossos ancestrais deslocaram-se da África para outras regiões da Terra.

Esse deslocamento se deu no decorrer de milhares de anos, e uma dessas regiões foi a América. Dizem os estudiosos que o continente americano foi provavelmente um dos últimos a ser ocupado pelo ser humano.

GRANDE DISCUSSÃO SOBRE A ORIGEM DO HOMEM NO CONTINENTE AMERICANO

Existe uma grande discussão acerca do modo pelo qual os nativos da América conseguiram chegar ao continente.

Sabemos com certeza que o povoamento da América começou muito antes da chegada dos europeus, em 1492. Até hoje se discute muito como ocorreu esse povoamento, isto é, como o homem chegou até o continente americano.

Atualmente existem duas teorias (mais aceitas) que tentam explicar como o homem teria conseguido chegar a América há milhares de anos.

TEORIA TRANSOCEÂNICA

Segundo a teoria transoceânica, há 10.000 anos, os homens da Polinésia (Oceania) migraram para a América do Sul utilizando pequenas embarcações regidas por correntes marítimas.

TEORIA DE BERING

De acordo com a teoria de Bering, a hipótese mais tradicional, localizado entre o extremo oeste do continente americano e o extremo leste do continente asiático, os dois pontos se encontram separados por 85 km, atualmente.

Segundo essa teoria, a chegada do homem ao continente ocorreu há, aproximadamente, 50.000 anos, quando os nômades asiáticos atravessaram o Estreito de Bering, que nesse período encontrava-se congelados em razão da Era Glacial, formando assim uma ponte natural entre os dois pontos. A partir daí, o homem migrou para todas as partes do continente americano.

DEFINIÇÕES:

• Colonialismo

Colonialismo pode ser definido como um conjunto de atitudes políticas, econômicas e militares que visam à aquisição de territórios coloniais através da conquista e estabelecimento de colonos.

Os séculos XV e XVI foram o período auge do colonialismo. Os europeus, principalmente portugueses e espanhóis, colonizaram o continente americano.

• Colonização

Colonização é o ato de colonizar, ou seja, quando pessoas de um determinado país ou região vão para outra região (desabitada ou com nativos) para habitar ou explorar. No processo de colonização, ocorre a influência ou transferência cultural dos colonizadores para os colonizados e vice-versa.

Formas de Colonização:

Povoamento e Exploração

No Sistema Colonial Tradicional encontramos diversas formas de colonização, que, de uma maneira geral, podem ser agrupadas em dois grandes tipos: as colônias de povoamento e as de exploração.

Povoamento

As colônias de povoamento correspondem àquelas que se desenvolveram nas áreas temperadas da América, melhor exemplificadas com as colônias inglesas da América do Norte, especialmente a Nova Inglaterra. Essas, apresentam as seguintes características:

• Povoamento por grupos familiares de refugiados religiosos (puritanos); por essa razão, permanente, onde o ideal de fixação estava associado ao desejo de prosperidade e desenvolvimento, tentando reproduzir na América a forma de vida que possuíam na Europa.

• Ideal de acumulação vinculado à valorização do trabalho, à poupança e à capitalização.

• Investimento na própria colônia dos lucros gerados pela produção local, convergindo para a metrópole apenas os tributos.

• A produção colonial atendia à satisfação das necessidades internas e se organizava em pequenas propriedades, com grande utilização do trabalho livre e familiar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com