TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TRATADOS DE PAZ

Artigo: OS TRATADOS DE PAZ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 7

OS TRATADOS DE PAZ

Encerrado o conflito armado, os países vitoriosos se reuniram na França, no início de 1919, no Palácio de Versalhes, para definir o mundo pós-guerra, tendo a liderança de Woodrow Wilson, dos Estados Unidos, Lloyd George, da Inglaterra e Georges Clemenceau,da França.

• Tratado de Saint – Germain

Tratado de paz acordado entre os Aliados e a Áustria depois da I Guerra Mundial, assinado em Saint-Germain-en-Laye, em França, a 10 de setembro de 1919. Este tratado exigia da Áustria, o último reduto do Império Austro-Húngaro, o reconhecimento da soberania da Hungria, a cedência de territórios ao reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos, que depois tomou o nome de Jugoslávia, à Checoslováquia, Polónia, Roménia e Itália, e também a aceitação dos regulamentos que obrigavam a respeitar as minorias étnicas dentro das fronteiras austríacas. As cláusulas militares permitiram à Áustria um exército voluntário de 30 000 homens, mas a Marinha austro-húngara foi destruída e distribuída entre os Aliados. Foram igualmente estabelecidas compensações econômicas pelos prejuízos causados pela guerra, embora o dinheiro nunca tenham sido pagas.

O Artigo 88, que proibia qualquer ato que comprometesse a independência austríaca, foi criado para precaver uma futura aliança com a Alemanha. Este artigo foi responsável pelo clima de tensão nas relações da Alemanha com a Áustria nos anos trinta, que culminaram com a anexação da Áustria por Adolf Hitler, em 1938.

• Tratado de Neuilly

O tratado de Neuilly-sur-Seine foi um acordo de paz firmado em Neuilly-sur-Seine (França) em 27 de novembro de 1919, um ano após o fim da Primeira Guerra Mundial, entre os países vencedores da Guerra e a Bulgária.

Seus principais pontos diziam que a Bulgária reconheceria o novo Reino da Iugoslávia, pagaria uma indenização de US $ 400 milhões e reduziu seu exército de 20.000 soldados. Também perdia uma faixa de território ocidental para a Iugoslávia e cedia a Trácia Ocidental à Grécia, perdendo assim o acesso ao Mar Egeu.

• Tratado de Trianon

A palavra Tratada significa: Acordo formal entre dois ou mais governos independentes. Geralmente é um documento escrito, mas pode ser um acordo verbal assumido pelos representantes dos países. E foi isso que aconteceu logo depois da primeira guerra mundial o tratado de Trianon.

O Tratado de Trianon é um dos tratados pertencente à série de documentos assinados pelas potências perdedoras da Primeira Guerra Mundial. Destinava-se a regular a situação do novo Estado húngaro que substituiu o Reino da Hungria, parte do antigo Império Austro-Húngaro, após a Primeira Guerra Mundial. As potências vitoriosas incluíam os Estados Unidos, o Reino Unido, a França e a Itália; seus aliados eram a Romênia, a Iugoslávia e a Tchecoslováquia. O lado perdedor estava representado pela Hungria. No dia 4 de junho de 1920, os vencedores da Primeira Guerra Mundial assinam no Palácio Trianon, na França, um tratado de paz com a Hungria.

Após a guerra, os vários povos que integravam o Império Austro-Húngaro proclamaram a independência. A Áustria e a Hungria se tornaram países definitivamente separados.

No campo dos derrotados, a Hungria perdeu dois-terços de seu território, que passou de 325 000 km² a apenas 93 000 km² após a assinatura do tratado, e quase dois-terços de sua população, de 19 milhões para 7 milhões de habitantes.

Em razão da redistribuição de territórios de população húngara entre os países vizinhos, manifestaram-se reivindicações do Estado húngaro por sobre tais territórios, principalmente o que Diz respeito, à Romênia. Formaram-se ainda agremiações étnicas e movimentos políticos húngaros nos países limítrofes e, na Hungria, o partido Jobbik reclama a reintegração dos territórios e populações húngaras pré-Trianon.

De fato, como em quase todos os outros tratados, o revanchismo tornou-se palavra de ordem em meio à população húngara, que mais tarde iria se aliar ao Eixo na segunda grande guerra, buscando recuperar as perdas impostas em Trianon.

A Segunda Guerra Mundial permite à Hungria recuperar os territórios conquistados pela Romênia e pela Iugoslávia. No entanto, em 1945, o país derrotado é obrigado a restaurar definitivamente as fronteiras estabelecidas pelo Tratado de Trianon.

• Tratado de Sèvres

O Tratado de Sèvres foi assinado no dia 10 de agosto de 1920 em Sèvres (cercanias de Paris), entre o governo do sultanato (otomano) da Turquia e os estados aliados vencedores na primeira guerra mundial – 1914 a 1918 (Grã-Bretanha, França, Itália, Japão, Bélgica, Grécia, Polônia, Portugal, Romênia, Armênia, Checoslováquia, reino servo-croata, Hedjaz).

Avedis Aharonian assinou o Tratado em nome da República da Armênia. Aharonian e o dirigente da delegação Nacional dos armênios do Ocidente, Boghos Nubar, firmaram com os principais estados aliados um documento complementar, relativo aos direitos das minorias nacionais, as relações diplomáticas e comerciais.

Sob o ponto de vista do direito internacional, a República da Armênia, como participante do Tratado, foi reconhecida de júri por todos os demais estados que assinaram o referido Tratado.

A parte referente à Armênia no Tratado de Sèvres Inclui os artigos 88 a 93. A Turquia reconhecia oficialmente a Armênia como um estado livre e independente. Pelo Tratado, a Turquia e a Armênia concordavam em deixar a delimitação das fronteiras entre os dois estados o que se refere às províncias de Erzerum, Trabizonda, Van e Bitlis, à definição dos Estados Unidos da América, e aceitar a decisão desta, assim como as alternativas visando uma faixa litorânea à Armênia e a desmilitarização de todas as áreas otomanas adjacentes às fronteiras. E com relação às fronteiras da Armênia com o Azerbaijão e a Geórgia, essas seriam definidas por meio de negociações diretas entre as partes. Em não havendo acordo entre as partes, os principais estados aliados deveriam solucionar a questão no local através de uma comissão especial a ser constituída.

Até a assinatura do Tratado de Sèvres, a comissão designada pelo presidente dos Estados Unidos da América, Woodrow Wilson, havia concluído suas pesquisas e examinado atenciosamente a região geopolítica, a economia, os transportes, os recursos hídricos, as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com