TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obra do PAS: Louis XIV

Por:   •  4/6/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  260 Visualizações

Página 1 de 2

Durante o absolutismo: o rei faz as leis. “L'État c'est moi” “O Estado sou eu”

No período absolutista o rei concentrava todos os poderes. Criava leis sem aprovação da sociedade, além de impostos e demais tributos de acordo com a situação ou um novo projeto ou guerra que surgisse. Além disso, o monarca interferia em assuntos religiosos.

Foi a partir de Luís XIV que Paris começou a se impor na Europa com novos padrões sociais, de comportamento, boas maneiras e moda.

O rei era extremamente preocupado com a sua aparência. Era baixinho por isso foi eternamente adepto dos saltos altos, sua marca registrada e copiada pela corte.

Também foi usuário de grandes perucas, principalmente depois que começou a ficar careca, sempre ostentava uma vasta cabeleira artificial, o que virou moda durante anos.

Luís XIV vestia-se de uma maneira muito luxuosa, com tecidos nobres e acabamentos ricos em detalhes.

O período era o Barroco. Repleto de suntuosidade e particularidades, o período foi representado na arquitetura, nas artes e nas roupas.

O Rei Sol revolucionou os costumes da época, com sua forma luxuosa de viver, apresentou, inclusive, hábitos que até hoje usamos no nosso cotidiano: perfumes, saltos altos, gastronomia, salão de cabeleireiros...

Rei da alta costura: muitas pessoas seguiram seu estilo de vestir e viver...

Mobiliário Luís XIV: contribuiu para a melhoria da manufatura

O Tesouro estava perto da falência quando Luís XIV assumiu o poder. As coisas não melhoraram já que ele gastava dinheiro extravagantemente, para manter a Corte Real. Parte desse dinheiro ele gastou como patrono das artes, financiando artistas. Também gastou muito em melhorias no antigo Palácio do Louvre, que acabou por abandonar em favor da nova fundação de Versalhes, construído sobre um antigo pavilhão de caça de Luís XIII.

Luís XIV ordenou a construção do complexo conhecido como Hôtel des Invalides (Palácio dos Inválidos) para servir de moradia a militares que o serviram lealmente em combate, mas que foram dispensados por motivo de ferimento de guerra ou idade avançada e que até então tinham como alternativas apenas a mendicância e o banditismo.

Luís XIV teve três amantes: Louise de La Vallière, Madame de Montespan, além de Madame de Maintenon, que foi secretamente esposa do rei após a morte da rainha.

O casamento com Maintenon foi guardado como segredo até a morte de Luís XIV.

Na adolescência, o rei teve um romance com uma sobrinha de Mazarin, Maria Mancini. Houve entre eles uma grande paixão, contrariada pelo cardeal que, consciente dos interesses da França, preferiu fazê-lo se casar com a Infanta de Espanha. Em 1670, Jean Racine se inspirou na história de Luís e Maria Mancini para escrever "Berenice".

Era uma vez... Uma sociedade que escondia o que fazia...

Madame de Maintenon, a esposa secreta do Rei Luís XIV.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com