TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação e projeto unip

Por:   •  16/11/2015  •  Artigo  •  1.292 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

Localização:

• Raio de observação fica na Zona Norte na cidade de Pelotas/RS, Bairro Três Vendas

CEP: 96070-200 Zona de alto fluxo de famílias e estudantes em geral.

Ambientes educativos escolares encontrados:

• Basicamente são 2 escolas públicas, que estão dentro de um raio de 500 metros, sendo uma escola municipal e a outra estadual.

• Escolas

 Escola Municipal Francisco Caruccio - CAIC

Esta escola faz parte de um plano de governo do antigo presidente da república Fernando Henrique Cardoso, aonde que em diversas cidades do pais foram construídas estas estruturas focando em ajudar os bairros periféricos para que as famílias tivessem a oportunidade de ter acesso a estudo sem precisar ter um maior deslocamento para escolas mais centralizadas.

Particularmente sobre esta escola tenho propriedade em falar já que minha irmã estudou um bom tempo nela.

O bairro em questão de chama Pestano. E uma espécie de conjunto habitacional cedido pelo município para famílias carentes e de baixíssima renda familiar.

Sendo assim o público alvo desta escola, infelizmente sofre com a baixa oportunidade de ensino e também com uma péssima qualidade também de ensino.

Salas de aula com mais de 40 alunos, tenho depoimentos de alunos armados com facas, estiletes e até mesmo armas dentro da escola.

A escola e bonita fisicamente, mas não consegue cumprir o planejado e nem dar a oportunidade de uma boa qualificação de ensino para os alunos residentes daquele bairro.

 Escola Municipal Jacob Brod

Escola Municipal situada em uma grande avenida da cidade de Pelotas/RS aonde particularmente eu fiz minha 1º SERIE escolar.

Ótima escola, com boa estrutura física tanto física quanto de ensino, bem diferente de uma outra escola já citada no tópico acima que infelizmente por estar dentro do bairro visivelmente e afetada pela falta de qualidade de ensino e de estrutura, já no Jacob Broad tudo e bem diferente.

Salas de aulas bem estruturadas, quadra esportiva para os alunos, atividades extracurriculares como excursões são periodicamente feitas assim motivando e dando mais prazer aos alunos que ali estudam.

Muitas coisas mudaram do tempo em que eu estudava para os dias de hoje, mas como eu tenho a oportunidade morar a 100 metros das escolas eu observo frequentemente entrada e saída de alunos.

Eu também trabalho no ramo de escolas então frequentemente estou adentrando na tal para fazer meu trabalho.

E o nível sócio econômico muda radicalmente não só pelo fato de estar na avenida, mas sim porque ali abrange uma outra localização de famílias de descendência alemã e pelo menos na minha cidade, são pessoas extremamente organizadas e prosperar naquilo que lhe são propostas a fazer.

E acredito que essa cultura dela bem frisada em casa e assim trazendo para o ambiente escolas.

 Ambientes educativos não escolares encontrados:

 Igreja Universal Do Reino De Deus

Igreja protestante voltada para o público em geral que busca uma necessidade espiritual, acho que extrema importância essa igreja nesse ambiente pois ela traz a oportunidade de as pessoas terem uma esperança em algo diferente já que a vida pública e difícil, pois esta igreja se situa dentro de um bairro periférico e sem o mínimo de dignidade e saneamento básico.

Muitas vidas são mudadas dentro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com