TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATORIO PROJETO UNIP PIM

Por:   •  14/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.425 Palavras (14 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 14

UNIP INTERATIVA

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR CURSOS SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM LOGISTICA

ANDRE AQUINO DANK SALES – RA 1322070

ANDREA SERRAMBANA – RA 1335137

SALES & SALES REFRIGERAÇÃO

Projeto Integrado Multidisciplinar VIII para aprovação nas disciplinas Planejamento Estratégico, Logística para Importação

e Exportação e Logística no Mercado

Eletrônico. Relatório PIM VIII

Orientador: Fabio Ricardo Brandão

SÃO PAULO

2014


RELATÓRIO SOBRE JOGOS DE EMPRESAS PIM VIII

I)        Fazer   o   relatório   observando   pontos   importantes   para   a   gestão empresarial. Tais pontos devem conter:

a) Análise do negócio.

O jogo busca desenvolver no aluno a consciência e importância de conhecer as necessidades dos consumidores, estimularem perspectivas a curto, médio e longo prazo, entender o marketing como centro de lucro, dentro de um ambiente altamente competitivo, em que as estratégias são baseadas na segmentação, posicionamento e alocação de recursos. Descreva detalhadamente as informações “macro ambiente” e “microambiente” da região escolhida.

RESPOSTA

A região escolhida pela Sales & Sales Refrigeração foi a dois, por ser considerada média em relação às demais e com variação sazonal característica.

Neste trabalho primeiramente analisamos as três regiões para traçarmos a estratégia a ser adotada em cada uma, pois cada região tem a sua particularidade.

Na primeira fase fizemos um detalhamento do diagnóstico estratégico, que foi através de pesquisa com a população de cada região, no intuito de entendermos suas necessidades e aspirações. A partir das informações colhidas e de acordo também com nossa filosofia, pudemos traçar missão e visão da nossa empresa. Construímos as fábricas, realizamos a compra de matérias primas, contratamos mão de obra e iniciamos a produção para posterior venda do primeiro lote.

Investimos um pequeno valor inicial em marketing, a fim de divulgarmos o produto. Para tanto, contamos também com os vendedores contratados para comercializar nosso produto. Para estimulá-los, definimos o percentual de comissão por venda realizada, fixado a taxa de dois por cento.

No Brasil sofremos muito com as incertezas econômicas e políticas, o que dificultou o lucro nesta fase de implantação das fábricas.

No ambiente microeconômico, a estratégia de crescimento foi de suma importância para o desenvolvimento da Sales & Sales e sua expansão, com perspectiva futura. A cada etapa, trabalhamos bem a distribuição dos recursos em contratação de mão de obra, marketing, compras antecipadas das matérias primas com sucesso, adotando estratégias de desenvolvimento e expansão sempre atentos às situações no ambiente macroeconômico.

Realizamos algumas demissões, quando o resultado não nos favorecia, bem como contratação de operários e vendedores, quando se fez necessário.

Planejamento estratégico.

Todo o processo de crescimento da empresa foi montada de forma estratégica e em todo o processo logístico, visando não somente a fase inicial, mas todo o processo de alicerces até as futuras aplicações em todas as áreas e suas respectivas necessidades, conforme lançamos os valores iniciais tendo visões futuras de aplicações da empresa, agregando aos valores investimentos em instalações com fácil acesso para a distribuição dos produtos acabados bem como o recebimento das matérias primas.

O planejamento foi de suma importância para o nosso crescimento e sua expansão a cada etapa, sempre com lançamentos dos valores tanto de contratações como de marketing e compras antecipadas das matérias primas, devido ao planejamento ajustável a cada situação enfrentada pelo mercado atual, ao qual seria o foco da empresa.

Com um planejamento antecipado a cada situação vivida pelos setores, seja de contração, demissão, compra de matéria prima, distribuição de vendedores nas áreas estratégicas comercialmente foi concluída todas as etapas com sucesso, devido à previsão sempre antecipada a cada demanda do mercado atual, focando não somente dos nossos gastos, mas também acompanhando os lançamentos dos concorrentes e com corretas avaliações podemos tomar decisões acertadas e lucrativas. Tais avaliações e a compra de informações corretas no seu devido tempo, gerando lucros à empresa.


Visão estratégica.

Iniciamos a gestão com visão futura. Controlamos todo e qualquer tipo de gasto para que o capital investido na fase inicial não se transformasse em déficit. Tomamos ações visando o maior lucro possível, realizando assim investimentos estratégicos. Desta forma foi possível efetuarmos novos investimentos nas estruturas da empresa e aumento do quadro de funcionários, acerca de operários e vendedores.

Para cada valor investido foram efetuadas reuniões com os gestores responsáveis das respectivas áreas da empresa, visando sempre o mercado futuro e como este produto chegariam ao consumidor final ao menor custo, planejamento cuidadosamente cada ação, e efetuando investimentos de forma consciente para obter os lucros previstos no budget trimestral.

Contratações.

A partir do desempenho positivo e crescimento da empresa, foram contratados novos operários à empresa. Mantivemo-nos atentos à carga horária dos funcionários da produção, ajustando-as a cada etapa de desenvolvimento da empresa, seja com adicional de horas extras ou redução de turnos, conforme a demanda da produção, mas sempre com visões sobre situações já enfrentadas até então, como crises devido à apagões e inundações.

Com planejamento correto, podemos obter o numero operários dentro do padrão esperado pela empresa, resultando em produção dentro das metas traçadas a um custo razoável. Essa ação refletiu nas vendas finais dos mesmos. Demissões e contratações foram efetuadas de forma antecipada, no decorrer do tempo e de acordo com os acontecimentos previstos pela visão estratégica da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (164 Kb)   docx (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com