TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oque é História?

Tese: Oque é História?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Tese  •  729 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

Oque é história?

É o campo do conhecimento que estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O historiador investiga e interpreta criticamente os acontecimentos, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana. Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos, jornais e fotos. Depois de selecionar, classificar e relacionar os dados levantados em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos, ele data o fato ou o objeto, confere autenticidade e analisa sua importância e seu significado para a compreensão do encadeamento dos acontecimentos. Com licenciatura, o graduado está apto para dar aulas.

Fique de olho

América Latina é foco de cursos

A Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), em Foz do Iguaçu (PR), foi criada em 2010 com a proposta de oferecer um enfoque diferenciado ao estudo das questões do continente. Nos cursos de História, Geografia e Ciências Sociais da Unila, por exemplo, estudantes brasileiros e de outros países da América Latina estudam as particularidades do espaço geográfico e social das diferentes sociedades latino-americanas.

Testes Profissionais

Idioma

Idioma

Qual é o meu nível de francês?

Decisão

Decisão

Devo fazer uma segunda faculdade?

Hobby x Profissão

Hobby x Profissão

Será que devo escolher meu curso por hobby?

Mercado de Trabalho

Licenciados encontram trabalho em escolas particulares e públicas de todo o país, principalmente em municípios menores do Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A maioria das vagas está em escolas públicas, para as quais é preciso prestar concurso. Para os bacharéis destaque para quem se dedica a prestar assessoria histórica para filmes de época e documentários. Boas chances, também, em cidades históricas, que atraem muitos turistas. O profissional também pode trabalhar em instituições voltadas à preservação da memória e do patrimônio histórico. “Tem crescido no Brasil a procura por historiadores para organizar arquivos pessoais ou empresariais, reconstruir a história de famílias e até mesmo de aconselhar em questões políticas, como a organização de campanhas eleitorais”, afirma Márcia Pereira da Silva, coordenadora do curso da Unesp de Franca. Regiões mais pobres do país têm carência de licenciados. As regiões mais ricas concentram as oportunidades em empresas ou na contratação por particulares.

Salário inicial: R 1.567,00 é o piso para professores, por 40 horas semanais (fonte: MEC);

As melhores escolas

5 estrelas

BA salvador UFBA. DF Brasília UnB. MG Belo Horizonte PUC Minas, UFMG, PA Belém UFPA, PE Recife UFPE, PR Curitiba UFPR Hist. (memória e imagem); História, RJ Rio de Janeiro PUC-Rio, Uerj, UFRJ, Unirio, RN Natal UFRN, RS Porto Alegre PUCRS, UFRGS, SC Florianópolis UFSC,SP Campinas Unicamp, Franca Unesp, São Paulo PUC-SP, USP;

4 estrelas

CE Fortaleza UFC, ES Vitória Ufes, GO Catalão UFG, Goiânia UFG,MG Juiz de Fora UFJF, Mariana Ufop, São João del Rei UFSJ, Uberlândia UFU (B/L), Viçosa UFV,PR Ponta Grossa UEPG, RJ Niterói UFF, RS Canoas Ulbra, Rio Grande Furg, Santa Maria UFSM, SP Campinas PUC-Campinas (B/L), Guarulhos Unifesp;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com