TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Canudos e as Forças Republicanas

Por:   •  24/6/2020  •  Dissertação  •  264 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

Canudos e as Forças Republicanas

A Guerra de Canudos foi consequência direta de um movimento social que aconteceu no sertão da Bahia. Canudos foi um movimento social, resultante de um longo processo de marginalização, violência e exclusão social.

O Brasil vivia o governo do primeiro presidente civil, Pudente de Morais (1894-98). Durante esse governo estava tendo uma crise na Europa, onde houve queda na exportação de café, que era nosso principal produto de exportação. Os Efeitos da crise do Encilhamento, que foi uma tentaiva de industrialização que aconteceu nos governos militares anteriores ainda eram sentidos na economia aqui do Brasil. E também houve declinio do florianismo, junto ao declinio político do exécito. Nesse cenário houve aumento da miséria e também aumento da opressão e explorção.

As causas para o movimento foram a fome, seca, miséria, exploração, entre outros, e com todo esse cenário surgiu o Antonio Conselheiro, tomando frente dessa revolta, pregando que acabaria com os preoblemas da região, como por exemplo a desigualdade, e disse também que acabaria com os ''pecados republicanos'', como a cobrança de impostos. Com esse forte discurso milhares de cidadãos o segui e formou-se o povoado de canudos.

Com as grandes proporções que essa revolta estava tomando, comecaram a ter repressões, por parte dos fazendeiro pelo medo de perder a mão de obra e o poder, a Igreja católica temia pela perda de fiéis e governo pela perda de controle.

A repressão militar, que no príncipío acontece no Estado da Bahia, foi fracassada, e então torna-se um problema do governo federal ( exército nacional), onde massacra o movimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (29.5 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com