TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Contos na Aula de História

Por:   •  3/11/2022  •  Monografia  •  10.035 Palavras (41 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 41

RESUMO

Este trabalho é resultado das discussões a respeito do uso de diferentes fontes e linguagens no ensino de História, especialmente no que concerne a utilização de relatos. Por meio das experiências vivenciadas durante a disciplina de Estágio Supervisionado de História, do Curso de Formação Pedagógica em História, discutiremos as possibilidades e os desafios no uso das fontes escritas em sala de aula, pensando a utilização de relatos no ensino fundamental. O projeto de ensino elaborado e aplicado durante o estágio de docência teve por intuito desenvolver metodologias e práticas docentes que problematizassem as relações entre a história e a literatura junto aos/as alunos/as do sétimo ano a partir dos relatos produzidos por Hans Staden e Pero Vaz de Caminha a respeito dos primeiros contatos entre europeus e indígenas. A proposta da reflexão que busco lançar com o presente estudo se insere nos debates atuais a respeito dos desafios e possibilidades nos usos de diferentes fontes e linguagens para o ensino de História, relevantes para a formação tanto dos futuros professores nos cursos de graduação em História quanto para aqueles que já atuam profissionalmente nas escolas. Para tanto, as fontes utilizadas são produções compostas no decorrer das etapas dos estágios supervisionados como, por exemplo, relatórios e planos de aula, com o objetivo de reavaliar o período de regência (prática docente) e a aplicação dos relatos nas aulas ministradas. Retomo a análise dos relatos dos viajantes utilizados em sala de aula durante o período de estágio de docência, assim como proponho debater algumas perspectivas e possibilidades para a utilização dos mesmos, entre outros olhares sobre a especificidade deste tipo de fonte para o ensino da História.

Palavras-chave: Estágio curricular. Ensino de História. Fontes históricas. Relatos de viajantes.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5

2 DESENVOLVIMENTO 8

2.1. O USO DE DOCUMENTOS ESCRITOS PARA O ENSINO DE

HISTÓRIA 8

2.1.1. RELAÇÕES ENTRE FONTES HISTÓRICAS E HISTÓRIA ESCOLAR 8

2.1.2. HISTÓRIA E LITERATURA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES 11

2.1.3. PENSANDO O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DO USO DE

RELATOS DE VIAJANTES 14

3 A UTILIZAÇÃO DE RELATOS NAS AULAS DE HISTÓRIA DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 18

3. 1. EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA 21

3.2. PROPOSTAS PARA O USO DE RELATOS COMO FONTES

HISTÓRICAS EM SALA DE AULA 24

3.3. REFLETINDO SOBRE AULAS DE HISTÓRIA COM UTILIZAÇÃO

DE RELATOS PARA O 7º ANO 25

3.3.1. PRIMEIRA PROPOSTA DE TRABALHO COM RELATOS 27

3.3.2. SEGUNDA PROPOSTA DE TRABALHO COM RELATOS 30

4 CONCLUSÃO 35

5 REFERÊNCIAS 37

1. INTRODUÇÃO

As experiências vivenciadas durante o estágio curricular do curso de História instigaram-me a refletir sobre as possibilidades e os desafios no uso de documentos escritos em sala de aula, especialmente no que diz respeito à utilização de relatos como fontes para o ensino de História. Intenciono problematizar o uso de relatos no ensino fundamental a partir de algumas discussões referentes à utilização de fontes históricas em sala de aula.

A opção por esta temática se ampara na pesquisa desenvolvida no decorrer do Estágio Supervisionado de História II, realizado no primeiro semestre de 2021 na ESCOLA MUNICIPAL MIGUEL MOLLICK ITALIANO em Tibau do Sul, Rio Grande do Norte, junto a uma das turmas do sétimo ano matutino. A pesquisa em questão teve como objetivo debater e propor a utilização de diferentes fontes e linguagens para o ensino de História. Em Supervisão pela Professora Jaqueline Rosa, propomos algumas intervenções didáticas que contemplassem a relação entre a história e a literatura no intuito de debater junto aos alunos como os viajantes relataram os primeiros contatos entre europeus e indígenas. Para tanto, selecionamos alguns relatos produzidos por Hans Staden e Pero Vaz de Caminha.

A proposta da reflexão que busco lançar com este estudo se insere nos debates atuais a respeito dos desafios e possibilidades nos usos de diferentes fontes e linguagens para o ensino de História, relevantes para a formação tanto dos futuros professores nos cursos de graduação em História quanto para aqueles que já atuam profissionalmente nas escolas. Desse modo, minha reflexão também se dirige às experiências do estágio de docência no sentido de apresentar as atividades que realizamos utilizando relatos de viajantes e, posteriormente, analisando-as.

Em relação aos caminhos teóricos percorridos a respeito do tema em questão, amparei-me nas discussões realizadas durante as disciplinas de Estágio Supervisionado de História e Metodologia do Ensino de História. As aulas que cursei nestas disciplinas forneceram-me referências cruciais para a elaboração deste trabalho.

É de salientar a relevância do debate a respeito da utilização de diferentes fontes e linguagens para o ensino de História, pois é de se entender o saber histórico como resultado de procedimentos investigativos e análises críticas de documentos. A necessidade se volta para um ensino ligado às práticas de pesquisa, em que as variadas alternativas de interpretação e leitura da realidade adquiram espaço sendo incorporadas pela diversificação de fontes e linguagens nessa disciplina4. Diante disso, a função das professoras e dos professores de História nas escolas reside nessa conscientização das variadas abordagens com fontes históricas, em que esse papel está permeado ainda pela seleção e delimitação de quais documentos mais adequados para a temática da análise em questão e na organização desses por séries ou por outros critérios que auxiliem essa proposição5.

A pesquisa que deu resultado à elaboração deste trabalho de conclusão de curso considerou como fontes para a análise as produções escritas desenvolvidas durante os estágios supervisionados em História, bem como diversas referências bibliográficas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (67.5 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (38.6 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com