TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL: O CONTO EM SALA DE AULA

Por:   •  5/1/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  902 Palavras (4 Páginas)  •  1.092 Visualizações

Página 1 de 4

PRODUÇÃO TEXTUAL: O CONTO EM SALA DE AULA

RESUMO

O ensino-aprendizagem de produção de texto dos gêneros revê o verdadeiro papel de professor de “Redação”, não mais visto como um especialista em textos científicos ou literários, distante da realidade e da prática de produzir texto do aluno, mas como alguém que trabalha nas diversas modalidades textuais, orais e escritas.

Assim o espaço da sala de aula é transformado em uma verdadeira oficina de textos

diversificados, o que é concretizado através do uso de varias estratégias, usadas pelo professores nas escolas como a construção de um jornalzinho quinzenal ou mensal coletivo, enviar uma carta a alguém distante, realizar entrevistas, produzir contos, etc.

Desse modo produzir textos é democratizado: todos os alunos devem aprender a  escrever todos os tipos de texto, inclusive conto.

É possível que um aluno, ao se apropriar do ato de ler e produzir contos, passem a produzir textos muito mais criativos e ser um argumentador em textos argumentativos orais (debates) e escritos.

Palavras-chave: produção textual – criatividade – diversidade – conto – sociedade – escola – professor – aluno

INTRODUÇÃO

Selecionar textos para os alunos lerem é, em todas as modalidades e níveis da educação, uma das tarefas mais árduas que o professor.

Escolher implica avaliar e, é aí que entra o conto na vida escolar dos alunos, pois trazem

conteúdos culturais éticos, políticos e sociais para a vida escolar, enriquecendo o dia-a-dia das aulas com leituras, produção textual, dramatização, reestruturação, ilustração, etc., dos mesmos.

Produzir e praticar a leitura de contos faz com que o autor revele o que está oculto. O hábito de ouvir e contar histórias, já se faz de longa data na caminhada da humanidade dentro do espaço e do tempo.

Em todas as épocas os povos cultivaram seus contos através de narrativas fantásticas. Com as mudanças que ocorreram na vida política, social, cultural e escolar, foi surgindo novas modalidades de contos o qual diferenciou, contos infantis de contos populares, pois surgiu uma maneira nova de narrar, o autor tem a liberdade de produzir seu estilo individual em sala de aula.

1. O CONTO

O conto é um relato em prosa de fatos fictícios. Começa apresentando um estado inicial de equilíbrio; após tem a intervenção de uma força (um conflito) seguido de vários episódios; culmina com a resolução deste conflito.

Todo conto tem ação central, núcleo narrativo, estabelecendo relação causal, mantenha sempre o suspense; Os recursos descritos são usados para apresentação dos personagens, de tempo e de lugar.

Essas narrativas quase sempre recorrem ao diálogo dos personagens, geralmente, no parágrafo inicial, aparece a demarcação do tempo.

Os tempos verbais são muito importantes para a construção e a interpretação dos contos. Os pretéritos perfeito e imperfeito predominam na narrativa, enquanto o presente aparece no diálogo e nas descrições.

Os personagens são apresentados mediante um artigo indefinido.O autor cria um narrador para apresentar os fatos, é a voz que conta o que esta acontecendo.

2. MODALIDADES DO CONTO:

O conto possui várias modalidades: o cont de forma simples, expressão do maravilhoso,

linguagem que fala de prodígios fantásticos, conto de humor, contos de mistérios e terror, contos sombrios, contos cômicos, contos realistas e conto psicológicos.

3. OS CONTOS MODERNOS:

Os contos modernos se apresentam de forma reduzida, ou seja, aparece o que está oculto com brevidade e linguagem densa e economias de palavras.

4. OS CONTOS CLÁSSICOS:

Os contos clássicos é uma cadeia de acontecimentos onde se manifesta a atração, onde há ação, personagens e diálogos. A principal característica é a narração de um episódio, com uma única ação, tendo um início, um meio, um fim, num tempo reduzido.

5. OS CONTOS CONTEMPORÂNEOS

Por sua vez possui textos curtos e tem o objetivo de aguçar a imaginação do leitor para além do que foi dito. Muitas vezes a linguagem utilizada pelos escritores chocam pela rudeza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com