TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Jesuítas No Brasil

Casos: Os Jesuítas No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

Em 1549 marcava a chegada dos jesuítas no Brasil.

Os jesuítas já traziam planos de uma ampla ação, seus objetivos eram de educar e catequizar os índios. Os jesuítas eram padres da Igreja Católica que faziam parte da Companhia de Jesus, uma ordem religiosa que foi fundada em 1534 por Inácio de Loiola.

Os Jesuítas queriam catequizar todas as regiões recém descobertas no século XVI, principalmente a América. A igreja Católica queria difundir o catolicismo na Índia, China, África e na América evitando o avanço do protesta

ntismo nestas regiões, eles construíram e desenvolveram escalas católicas em todas as regiões do mundo.

Em 1759, Marquês de Pombal, ordenou a expulsão dos jesuítas de todos os territórios portugueses. Pombal queria separar os interesses religiosos dos interesses estatais, e criar um governo laico. Em 1842 os jesuítas retornaram ao Brasil, porém não conseguiram retomar o destaque que tiveram no passado. Mas deixaram um importante legado cultural, religioso e educacional.

Em 1720, por ordem do Marquês de Pombal, secretário do estado português, os jesuítas são expulsos de Portugal e de todas as suas colônias. A educação voltada para a fé, no modelo jesuítico, não interessava a Pombal, que pretendia criar uma escola ligada aos interesses do Estado, que permitisse o reerguimento de Portugal frente às demais nações europeias. Mais de 600 jesuítas foram embarcados do Brasil para Lisboa, enquanto Pombal confiscava todos os bens móveis e imóveis da Companhia de Jesus, entre igrejas, seminários, imagens, joias, engenhos, livros, casas.

A perseguição à Companhia de Jesus termina em 1814, quando o Papa Pio VII restaura a ordem religiosa. Os religiosos voltam ao Brasil e, mesmo sem reaver propriedades, retomam as práticas educativas, abrindo colégios por todo o território.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com