TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Condição Do Negro Atual No País

Trabalho Universitário: A Condição Do Negro Atual No País. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/5/2013  •  285 Palavras (2 Páginas)  •  738 Visualizações

Página 1 de 2

A condição do negro no Brasil Atual

Embora mais de um século já tenha se passado desde a abolição da escravatura no Brasil, pouco mudou em relação à situação do negro na sociedade. Marginalizados, ainda hoje os negros e mulatos brasileiros disputam um lugar ao sol, tentando se libertar dos grilhões invisíveis do racismo e da discriminação. Mesmo que as autoridades brasileiras não admitam a existência do preconceito racial, todos sabem que ele existe e que está impregnado na estrutura de nossa sociedade. Sociedade essa que privilegia clara e abertamente os brancos. Isso pode ser constatado principalmente no mercado de trabalho. Um estudo * mostrou que um trabalhador de fábrica branco ganha cerca de 75% mais do que um negro que realiza o mesmo serviço. Outro dado obtido foi o de que para cada ano escolar cursado, brancos ganham 3,5% a mais enquanto mulatos ganham 2,3% a mais e negros apenas 2,2% a mais.

Apesar da luta contra o racismo ainda estar longe de seu fim, os negros obtiveram grandes vitórias recentemente. Exemplo disto é a reforma constitucional de 1988, quando o racismo foi finalmente incluído como sendo crime inafiançável. Podemos citar também a crescente aparição dos negros no cenário político e nas séries e novela televisivas; e claro, não se pode esquecer da criação das entidades protetoras dos direitos dos negros, prontas a denunciar casos de injustiça racial.

Com isso, espera-se que num futuro relativamente próximo, o Brasil venha realmente a ser uma nação igualitária.

Mais informações relacionadas à situação do negro no Brasil poderão ser obtidas através do texto A condição do negro no Brasil Colonial. *: Dados obtidos na Revista Newsweek de 15 de novembro de 1993.

2H1/1997 (Bruno, Daniel, Eduardo, Ernesto, Fernando, Karina)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com