TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Portugueses inventaram esta embarcação no século XV

Por:   •  29/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 7

JEISIELI AP

TRABALHO DE METODOLOGIA DA PESQUISA

SÃO PAULO

2016

1. SÉCULO XV

1.1 CARAVELA

Os portugueses inventaram esta embarcação no século XV, pelos anos de 1450, para ser usada nas Grandes Navegações. Comparadas com as demais embarcações da época, as caravelas são rápidas, seguras e resistentes. Eram capazes de transportar centenas de homens e toneladas de mercadorias. Possuíam uma ou mais velas grandes e altas de formato, geralmente, retangular. Estas velas eram presas em altos mastros.

  1. Análise crítica

A invenção foi de grande importância pois trouxe os europeus para a América.

Também auxiliava no transporte de grandes quantidades de ouro e prata que os espanhóis retiravam do continente americano no século XVI, além das várias especiarias asiáticas.

1.2 IMPRENSA 

A impressão com tipos móveis se originou na China, entre 1041 e 1048. Mas foi o alemão Johannes Gutenberg (1400 - 1468) quem criou os tipos fundidos em metal e a tinta que aderia ao papel. Naquele ano, ele imprimiu a "Bíblia", em latim, em Mainz, na Alemanha.

1.2.1 Análise crítica

        A invenção da impressão foi de grande importância, pois é usada até hoje para a impressão de livros que por si são a fonte de pesquisa mais confiável ainda hoje, o que ajuda médicos, engenheiros, arquitetos e todas as demais profissões.

2. SÉCULO XVI

2.1 CIRCULAÇÃO PULMONAR

        Michael Servetus foi um cientista e médico do Renascimento que descreveu, pela primeira vez (em 1553), que o sangue bombeado aos pulmões retorna rico em oxigênio para o coração. Os estudos foram amplamente criticados na época, e permaneceram desconhecidos até as dissecações feitas por William Harvey.

2.1.1 Análise crítica

        Com essa descoberta com o longo dos anos, foi possível prever o diagnóstico de um número grande de doenças pulmonares e também entender melhor o funcionamento do corpo humano.

2.2 ATLAS DE ANATOMIA

        O médico italiano Andreas Vesalius (1514 - 1564) publica seus "Sete Livros sobre a Estrutura do Corpo Humano". Até então, a anatomia - fundamental para a medicina - dependia de amadores.

2.2.1 Análise crítica

        A criação do atlas teve importância para que a anatomia não tivesse base somente com os amadores, mais sim um livro onde as pessoas poderiam checar a qualquer hora e ter certeza que aquilo que estavam lendo era verídico.

3. SECULO XVII

3.1 TELESCÓPIO

        O italiano Galileu Galilei (1564 - 1642) aponta para o céu sua recém-inventada luneta e descobre os quatro maiores satélites de Júpiter, marcando o início das pesquisas sobre o Universo.

3.1.1 Análise crítica

        Invenção que marcou o início das pesquisas sobre o universo e que até hoje continua sendo usado para tal finalidade. Grande parte do que sabemos até hoje sobre o universo foi através do telescópio.

3.2 CÉLULA

        As células foram descobertas pelo biólogo Robert Hooke, em 1665, que observava cortes de cortiça (material de origem vegetal utilizado para fazer rolhas). Esse importante pesquisador analisou o corte em um aumento de 270 vezes e verificou a presença de compartimentos, os quais chamou de célula (do latim cella, que significa câmara).

3.2.1 Análise crítica

        Todos os organismos vivos são formados por células; as células são as unidades morfológicas e funcionais dos organismos vivos. São elas unidades muito importantes no corpo humano ou em qualquer outro ser vivo, a sua descoberta marcou a época a julgar pela sua importância.

4 SÉCULO XVIII

4.1 TERMÔMETRO

        Daniel Fahrenheit, um físico alemão, inventou os primeiros termômetros práticos e tinha uma escala de temperatura em sua homenagem. Fahrenheit desenvolvido pela primeira vez o termómetro de álcool, em 1709 e, em seguida, o termómetro de mercúrio em 1714. Com o termómetro de mercúrio, Fahrenheit foi capaz de usar o ponto de ebulição da água em vez de humano para a temperatura mais elevada a leitura da temperatura.

  1. Análise crítica

        A invenção do termómetro foi um grande avanço no campo da medicina, uma vez que permitiu aos médicos monitorizar a temperatura dos seus pacientes, o qual é até hoje usado.

  1. CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS

O botânico sueco Carl von Linneé, ou Lineu (1707 - 1778), publica sua obra "Sistema da Natureza", com a classificação dos vegetais. Mais tarde, Lineu classifica também os reinos animal e vegetal.

  1. Análise crítica

Foi útil para a categorização e organização dos organismos vivos de modo a facilitar seu estudo e identificação.

  1. SÉCULO XIX
  1. TEORIA DOS GERMES

A medicina não seria a mesma sem Louis Pasteur. O químico e microbiólogo francês conseguiu provar na década de 1860 que a causa de muitas doenças infecciosas era a contaminação por microrganismos, tanto do corpo quanto de alimentos consumidos por seres humanos. Além de criar o processo de fervura de líquidos em altas temperaturas para matar bactérias e fungos (daí o nome pasteurização), ele também sugeriu que um modo de evitar doenças seria prevenir a entrada de micróbios no corpo, o que fez com que pesquisadores posteriores propusessem a assepsia antes de cirurgias, por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (304.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com