TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praça xv de novembro

Artigo: Praça xv de novembro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2013  •  Artigo  •  927 Palavras (4 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 4

PRAÇA XV DE NOVEMBRO

Fundada 1662, por bandeirante Francisco Dias Velho, a Vila Nossa Senhora do Desterro. E onde está atualmente a Praça XV de Novembro, com sua pavimentação em petit pavê, reproduzindo um desenho com motivos do folclore ilhéu, feitos pelo artista plástico Hassis.

Na Praça XV localizasse também o Monumento em Honra aos Heróis Mortos na Guerra do Paraguai e os bustos que homenageiam catarinenses famosos: Cruz e Sousa, poeta, Víctor Meirelles, pintor, José Boiteux, historiador, e Jerônimo Coelho, fundador da imprensa no Estado.

Durante o século XIX a praça foi Arborizada, a praça recebeu árvores de grande porte, como palmeiras imperiais, fícus indianos e cravos da Índia, e com certeza a é a Figueira Centenária, ela nasceu em 1871 em um jardim que existia em frente à Igreja Matriz e que foi transplantada para o seu lugar atual em 1991.

ELEMENTOS DECORATIVOS:

As figuras escolhidas fora, BOI DE MAMÃO e o CAVALEIRO, essas imagens são itens indispensáveis na famosa Dança do Boi de mamão, a abaixo temos a Planta baixa da Praça VX, com a localização destas:

Boi de Mamão

O Boi de Mamona esta representado em um mosaico, feito petit pavet, com cores pretas e brancas, foge da representação, colorida do boi, as estralas estão mostrando a alegria em que a dança do boi de mamão encanta os catarinenses, as duas pernas humanas, mostram a brincadeira de fantoches e o balance da dança, as medida aproximada da obra são é de 3 metros largura, por 2 metros de altura:

A dança do Boi de Mamão é a brincadeira. Diferentemente das outras brincadeiras que foram trazidas à Ilha de Santa Catarina pelos açorianos, o Boi de Mamão é uma tradição comum a outros estados brasileiros e tem origem africana. Há algumas divergências no que diz respeito à origem da denominação Boi de Mamão, porém, a mais aceita é a de que o Boi, a principal figura da dança, teria a cabeça feita de um mamão.

Outras figuras são: a cabra, a Bernúncia (cobra), a Maricota (boneca), o cachorro, o cavalinho ou cavaleiro (que vamos mostra abaixo) o, o Urso Branco, o Urso Preto, o Marimbondo, o Macaco e o Jaraguá.

Curiosidade:

Em Santa Catarina a um instituto, denominado instituto boi de mamão, para mostra a tradição e manter viva na cultura atual, o instituto se localiza em um antigo engenho de farinha, na pequena cidade Bombinhas, no município do litoral centro-norte, no estado de Santa Catarina.

Cavaleiro

O cavaleiro mostra, não só a dança do boi, e sim mostra a vida de um homem do campo, ou como pessoas que no século passado usavam cavalo como meio de transporte, podendo até representa um esporte, (Laço, pratica realizada em rodeio) o colorido na figura vem através da captura do boi, podemos imaginar a alegria do cavaleiro, na dança do boi de mamão. Com os retalhos em branco em uma espécie de manta preta na figura acima, mas observo que ao longo do tempo esta figura foi modificada, ou representada de maneira diferente no livro.

PALÁCIO CRUZ E SOUZA

O Palácio Cruz e Sousa, em junto com a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com