TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Povos Fenícios

Artigo: Os Povos Fenícios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Artigo  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 2

Os povos fenícios eram semitas. Esses povos viviam em uma faixa de terra ao longo da costa oriental do Mediterrâneo. A cordilheira do Líbano, ao leste; o Rio Monte Carmelo, ao Sul; e o Rio Orontes, ao norte; delimitavam seu território. Hoje essa área faz parte do Líbano e da Síria. A Fenícia possuía um limitado espaço territorial, mas era recompensada pela natureza de sua costa, preservada por altos e íngremes penhascos que, em alguns pontos, serviam como portos, pois, pela sua privilegiada situação geográfica, a Fenícia era um país destinado ao mar.

O solo da região era árido e em virtude de sua pequena extensão de terra os fenícios se dedicaram muito pouco à agricultura, mas as montanhas do Líbano, que circundavam a Fenícia e que serviam de defesa contra possíveis povos invasores vindos do interior, presentearam esses povos com grandes riquezas naturais como o cobre, o cedro e matérias resinosas que ali existiam.

Esses produtos – o cobre, o cedro, o âmbar (resina fóssil) – serviram para a construção de barcos. Em consequência disso os povos fenícios desenvolveram a arte de construir barcos e a arte da navegação e fixaram seus núcleos urbanos na costa, graças ao surgimento de um ativo comércio marítimo. As principais cidades fenícias foram Biblos, Sídon, Tiro e Ugarit.

Através das técnicas de navegação, os fenícios exploraram todo Mediterrâneo, mantendo durante muito tempo relações comerciais amistosas com as Ilhas de Chipre, Creta, Sicília, Córcega, Sardenha, Egito e chegaram ao Atlântico. Eram povos sábios e negociadores natos. Como ainda não existia a bússola, orientavam-se pelo Sol, pela Lua e pelas estrelas. Dominavam também a metalurgia, fabricando armas de bronze, joias de ouro e de prata, estátuas religiosas, vidros coloridos e produzindo tintura para tecidos.

O povo fenício foi um dos maiores mercadores de escravos da Antiguidade. Praticavam a pirataria, saqueavam outras embarcações e vendiam toda a sua tripulação como escrava, aprisionavam alguns fregueses, vendiam mulheres e crianças. Esses povos, chamados de povos do mar, deixaram uma grande herança cultural para o mundo: o alfabeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com