TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Romanos E Pontos Turísticos

Trabalho Escolar: Os Romanos E Pontos Turísticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2014  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 10

Os Romanos

À CONQUISTA DE UM IMPÉRIO

A partir da sua cidade – Roma – começaram lutas contra os seus vizinhos e, aos poucos, conquistaram toda a Península Itálica. Depois quiseram dominar o comércio do mar Mediterrâneo. Para isso tiveram que derrotar os Cartagineses que se tinham fixado em povoações no sul da Península Ibérica. Depois de vencerem os Cartagineses, os Romanos chegaram à Península Ibérica no século III a. C. Depois de muito tempo e muitas guerras, os Romanos conseguiram conquistar todos os territórios à volta do mar Mediterrâneo, dominando todos os povos que aí viviam. Formaram um grande império, mantido em paz por um forte e disciplinado exército.

Territórios romanos no século III a.C.

Império romano no século I d. C.

A ROMANIZAÇÃO

Os Romanos permaneceram na Península Ibérica mais de 600 anos e acabaram por se misturar com os povos que conquistaram. Os povos peninsulares em contacto com os Romanos, começaram a mudar os seus modos de vida - mudaram os seus hábitos, os seus usos e passaram a viver à maneira romana. A esta influência dos Romanos na vida dos povos peninsulares chamamos romanização. Os primeiros agentes de romanização foram os legionários, os comerciantes e os funcionários romanos que aqui se fixaram. Foram os legionários (soldados) romanos que, com a ajuda das populações locais, iniciaram a construção de uma rede de estradas e pontes para unir as cidades mais importantes e permitir uma ligação rápida a Roma. Muitas dessas estradas e pontes ainda hoje existem.

Mapa das principais estradas da Península Ibérica

Calçadas romanas

As estradas e pontes facilitavam:

- as deslocações dos exércitos romanos;

- as trocas comerciais;

- o envio para Roma dos impostos e riquezas peninsulares.

Ponte de Vila Ruiva - Alentejo

APROVEITAMENTO DOS RECURSOS NATURAIS

Os Romanos desenvolveram muito a agricultura. Eles aumentaram a área cultivada e trouxeram novas técnicas, o que aumentou a produção dos cereais, da vinha e do azeite.

Desenvolveram a pesca e intensificaram a exploração de minas, pedreiras, barro e sal. Deste modo puderam desenvolver outras atividades como a tecelagem, a cerâmica, a ourivesaria, a salga de peixe, etc.

Tal como a agricultura, também o comércio se desenvolveu. Por esta razão, a moeda circulava o que facilitava as trocas comerciais.

NOVAS CONSTRUÇÕES

Novas construções foram edificadas para responder às exigências do modo de vida dos romanos.

Construíram casas com jardins, repuxos e mosaicos de várias cores que imitavam as vilas romanas.

Cresceram novas cidades cheias de importantes construções:

 - o fórum ou praça pública, onde se conversava e negociava;

 - os teatros e circos onde se assistia a espetáculos;

 - os aquedutos que traziam água para as cidades;

 - as termas ou balneários públicos, onde se cuidava do corpo e se convivia;

 - os templos dedicados aos seus muitos deuses;

 - as estradas e as pontes que facilitavam o comércio e os contactos.

NOVOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO UTILIZADOS

Na construção das casas foram utilizados novos materiais, tais como os mosaicos no chão, os tijolos, as canalizações e as telhas.

Reconstituição Reconstituição

Pontos Turísticos

Coliseu

O Coliseu era utilizado para vários espetáculos durante o Império Romano e, hoje, é um dos principais pontos turísticos da Itália. Construído entre os anos 70 e 90, o Coliseu foi uma obra iniciada por Vespasiano e inaugurada somente por Tito. De tamanho magnífico, a obra romana era capaz de hospedar 50 mil espectadores para os seus mais variados espetáculos. A princípio, era constituído de três andares, mas Alexandre Severo e Giordano III impulsionaram obras para acrescentar mais um andar e, assim, ampliar a capacidade da arena para 90 mil pessoas.

O Coliseu foi construído em um local que havia sido devastado pelo Grande Incêndio de Roma durante o governo de Nero. As obras, então, serviram para animar a população e também para integrar a tão famosa política do pão e circo. A construção passaria a abrigar os mais interessantes espetáculos da época, como luta de gladiadores e execuções. Para celebrar o fim das obras, Tito ordenou jogos iniciais, no ano 80. O fim do governo de Tito foi seguido por catástrofes como erupção, novo incêndio em Roma e surto de peste. Com a situação apaziguada, iniciaram-se cem dias de jogos para entreter a população e foi aí que o Coliseu foi tomado de uma série de atrações. O Coliseu também é chamado de Anfiteatro Flaviano em função de uma grande estátua de Nero que ficava próximo ao local. Durante aproximadamente 500 anos sua utilização foi intensa. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com