TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA SOBRE O TEATRO CASTRO ALVES

Artigo: PESQUISA SOBRE O TEATRO CASTRO ALVES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2014  •  2.174 Palavras (9 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 9

TEATRO CASTRO ALVES

Fruto de uma antiga reivindicação da classe artística baiana, o Teatro Castro Alves foi criado para ser um dos palcos mais importantes do Brasil. Sua construção foi iniciada no governo de Antônio Balbino, sendo entregue à população em 1958, no dia 2 de julho. Sua inauguração estava prevista para o dia 14 de julho, mas na madrugada do dia 9, o TCA pegou fogo, num incêndio de causas até hoje desconhecidas, mas atribuídas a um curto-circuito na instalação elétrica.

Projetado inicialmente pelos arquitetos Alcides da Rocha Miranda e José de Souza Reis em 1948, o Teatro foi reprojetado por José Bina Fonyat Filho e Humberto Lemos Lopes, com projeto destacado na ocasião com uma menção honrosa na 1ª Bienal de Artes Plásticas de Teatro em São Paulo, por sua arquitetura moderna e ousada. A construção ficou a cargo da companhia Norberto Odebrecht e foi entregue um ano depois, mas a inauguração do complexo foi adiada em nove anos após um incêndio. O TCA foi inaugurado em 4 de março de 1967 e teve a presença do então Presidente da República Castelo Branco e do então governador, Lomanto Júnior.

Ao longo da sua história, espetáculos memoráveis foram realizados no TCA, como o emocionante show com Caetano Veloso e Chico Buarque, que resultou em disco gravado ao vivo, e a fantástica apresentação de Caetano e Gilberto Gil na sua despedida do Brasil antes da partida para o exílio na Inglaterra, nos anos 70. Em julho de 1989, depois de um emocionante concerto da Orquestra Sinfônica da Bahia com a participação do Afoxé Filhos de Gandhy, o Teatro fechou para reforma, sendo reinaugurado em julho de 1993. Na sua noite de abertura, mais um encontro que ficou para a história do Teatro Castro Alves, um concerto com a Orquestra Sinfônica da Bahia e show dos baianos João Gilberto, Maria Bethânia e Gal Costa.

Nos últimos anos, mais que um teatro, o TCA consolidou-se como um centro cultural vivo e dinâmico. Desde 2007, acessibilidade é palavra-chave. Focando suas atividades na formação e requalificação técnica, assim como na ampliação do acesso ao universo das artes, o Complexo, além de abrigar espetáculos dos principais produtores locais e nacionais, intensificou sua programação própria, realizando espetáculos, projetos e oficinas que fortaleceram a aproximação da classe artística e o aumento do público em geral. No total, entre 2007 e 2011, o Teatro Castro Alves recebeu, em seus três palcos principais - Sala Principal, Sala do Coro e Concha Acústica – 1.357 eventos, contabilizando 2.369 apresentações e um público de 1.448.032 pessoas. E esses números só crescem mais e mais a cada dia, a cada novo espetáculo.

O Teatro em Movimento - Contando com os corpos artísticos Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e Balé Teatro Castro Alves (BTCA), o TCA, além de abrigar as principais produções locais, nacionais e diversos espetáculos internacionais, desenvolve projetos próprios, como a Série TCA, que apresenta alguns dos mais renomados artistas e companhias de dança, música e teatro do mundo, o Domingo no TCA, que promove espetáculos ao preço popular de R$ 1,00, o Conversas Plugadas, que reúne profissionais do cenário artístico para uma troca de experiências com o público em geral e o TCA.Nucleo, que reafirma a cada nova edição o seu caráter inovador, mais aberto, mais democrático, com foco na formação e requalificação técnica.

Em novembro de 2009, foi lançado o Concurso Público Nacional de Anteprojetos Arquitetônicos para Requalificação e Ampliação do Complexo TCA. O objetivo foi identificar a melhor proposta para requalificação de todos os espaços do TCA – Sala Principal, Sala do Coro, Concha Acústica, Foyer, Centro Técnico, Vão Livre, Jardim Suspenso e o Café Teatro. O Estúdio América, de São Paulo, foi o escritório vencedor. O Complexo também será ampliado, e passará a contar com o Centro de Referência em Engenharia de Espetáculos, uma Sala Sinfônica, uma sala de cinema e um novo estacionamento.

A requalificação e ampliação do TCA resultarão na adequação do Complexo ao crescente número de projetos e eventos, posicionando este que é um dos principais equipamentos culturais da Bahia, nos mais altos níveis funcionais e arquitetônicos da contemporaneidade. O Novo TCA é, portanto, um projeto grandioso e vai potencializar a utilização do espaço físico do teatro, mantendo os valores estéticos e históricos da estrutura existente, uma vez que esta se constitui num valioso patrimônio cultural soteropolitano e nacional.

Concha Acústica

Entregue ao público em julho de 1959, como parte do "Complexo Cultural Teatro Castro Alves", a Concha Acústica se consolidou a partir da década de 70 como o grande espaço cultural alternativo de Salvador, com espetáculos que marcaram época na história da Música Popular Brasileira.

A Concha Acústica tem a forma de semi-arena ao ar livre. O palco e a parte plana superior da plateia são cobertos por uma lona especial tensionada, fixada em estruturas metálicas. Possui seis camarotes, com capacidade para 120 pessoas no total. A plateia tem capacidade para 5,5 mil pessoas.

Novo TCA

O Teatro Castro Alves é um símbolo das artes e da arquitetura na Bahia. Desde a sua inauguração, em 1967, o Teatro passou apenas por uma grande reforma, que ocorreu há quase 20 anos. Para adequar o prédio a novos usos e à tecnologia cênica atual, foi feita uma série de consultorias e diagnósticos técnicos entre 2007 e 2009. O resultado embasou a realização de um Concurso Público Nacional de Arquitetura para escolha do projeto arquitetônico a ser construído a partir de 2012.

Além de atualizar as instalações já existentes, o Projeto Novo TCA objetiva oferecer novos equipamentos e mais serviços culturais para a população, conectando a Bahia à produção artística do Brasil e do Mundo. Trata-se de transformar este símbolo das artes na Bahia no maior complexo cultural do Norte-Nordeste.

O incêndio

No dia 9 de julho de 1958, cinco dias após a inauguração, o Teatro Castro Alves foi atingido por um incêndio que destruiu suas dependências. O TCA só foi reinaugurado após uma grande reforma, concluída quase uma década depois, no dia 4 de março de 1967. Felizmente não houve vítimas no incêndio.

odebrecht

Um marco desse período foi o Teatro Castro Alves, em Salvador, aspiração baiana tão antiga que, em 1948, o deputado Berbet de Castro reclamava: “É realmente lamentável que em pleno século XX, e quando se apresta para as celebrações engalanadas do quarto centenário de sua fundação, a velha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com