TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIET MONDRIAN

Pesquisas Acadêmicas: PIET MONDRIAN. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 2

Pieter Cornelis Mondrian, conhecido como Piet Mondrian, nasceu em 7 de março de 1872, em Amersfoort na Holanda. Foi um pintor holandês que desenvolveu um novo conceito artístico, que propunha a abstração e a redução dos elementos da realidade a uma linguagem formal estritamente geométrica, limitada à representação de linhas horizontais e verticais e à utilização das cores básicas vermelho, azul e amarelo combinadas com preto e branco. Este conceito artístico ficou conhecido como Neoplasticismo.

As raízes artísticas de Mondrian, baseiam-se no expressionismo e no simbolismo, cuja influência recebera. Para ele a arte não deveria limitar-se a reprodução de imagens de objetos reais, mas expressar unicamente o universal e o absoluto oculto atrás da realidade. Junto a Theo Van Doesbug, foi fundador de “De Stijl”, um movimento artístico que influenciou a pintura, arquitetura e design europeus.

O Neoplasticismo defendia uma total limpeza espacial para a pintura, reduzindo-a a seus elementos mais puros e buscando suas características mais próprias. Havia a necessidade de ressaltar o aspecto artificial da arte, o que fez com que os artistas deste movimento usassem apenas cores primárias (vermelho, azul e amarelo) em seu estado máximo de saturação, assim como o branco e o preto . A revista “De Stijl” foi fundada acreditando que esse novo movimento deveria conciliar as duas polaridades da vida, a natureza e o intelecto.

Piet Mondrian, assim como os outros artistas desta vanguarda, acreditava que sua arte deveria estar acima de qualquer outra representação. Para ele também, o Neoplasticismo era a expressão de um modo de vida: a pintura devia mostrar o caminho para um mundo organizado pela harmonia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com