TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Razão de Ouro e Piet Mondrian

Por:   •  21/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  726 Palavras (3 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 3

Razão de Ouro na arquitetura e Biografia Piet Mondrian.

Razão de ouro

        A razão de ouro é uma constante representada pela letra grega φ (phi)

Matemáticamente dizemos que duas quantidades estão em razão áurea se sua razão é igual à razão da sua soma pela maior das quantidades. 

        Leonardo Fibonacci.[pic 1]

        No começo do século XIII Fibonacci estudando o crescimento da população de coelhos observou que a sequência formada pelo número de filhotes a cada mês era o resultado da soma dos dosia anteriores e que dividindo o número pelo anterior na sequência os resultados se aproximam a razão de ouro, quanto maior o número na sequência mais próximo o resultado se aproxima da razão de ouro.

        A sequência de Fibonacci quando colocada em forma de retangulos forma o que chamam de espiral áureo

[pic 2]

        Em muitas formas da natureza podemos observar esse padrão.

        Além de Fibonacci, outros fizeram uso da razão de ouro dentre os quais arquitetos

        Número de ouro na arquitetura

        Ao longo da história houveram diversos arquitetos que fizeram uso da razão de ouro e do retângulo de ouro de forma a harmonizar a construção.

No Taj Mahal(Foto abaixo a esquerda) podemos observar a razão de ouro sendo aplicada, outro exemplo é a Catedral de Notre Dame(Foto abaixo a direita), em Paris, uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico.

[pic 3]

[pic 4]

        Outro exemplo é a Catedral de Notre Dame, em Paris, uma das mais antigas catedrais francesas em estilo gótico.

        O retângulo áureo, para os gregos, representava a lei da beleza matemática. É utilizado em diversas obras da arquitetura e escultura gregas. O Parthenon, construído em Atenas por volta de 430-440 a. C., tem em sua base um retângulo de ouro.

[pic 5]

Biografia Piet Mondrian

        Pieter Cornelis Mondriaan, conhecido como Piet Mondrian (Amersfoort, 7 de Março de 1872 - Nova Iorque, 1 de Fevereiro de 1944) estudou na Academia Real de Artes de Amsterdam. Em sua carreira evoluiu do naturalismo e Simbolismo à abstração.

        Piet Mondrian começou a sua carreira como pintor ao mesmo tempo em que trabalhava como professor. A maior parte do seu trabalho deste período é influenciada pelo naturalismo e o impressionismo. No inicio suas obras retratavam paisagens sombrias, com ênfase nas cores acinzentadas, mais tarde começou a experimentar cores brilhantes e logo adotou o cubismo como forma de representação, porém esse ainda não era o estilo que o artista se consolidaria, algum tempo depois, começou a vislumbrar o estilo abstrato e foi nele que sua inspiração progrediu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (217.5 Kb)   docx (896.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com