TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia de Piet Mondrian

Por:   •  30/8/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.261 Palavras (6 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA – UNISUAM

ARQUITETURA E URBANISMO

MANUELLA LUZ DE ALMEIDA

BIOGRAFIA DE PIET MONDRIAN

A história do colaborador da “De Stijl”

RIO DE JANEIRO

2017

  1. PIET MONDRIAN

  1. BIOGRAFIA

Pieter Cornelis Mondrian, geralmente conhecido por Piet Mondrian (Amersfoort, 7 de março de 1872 - Nova Iorque, 1 de fevereiro de 1944) foi um pintor neerlandês modernista, responsável pela fundação do movimento Neoplasticismo, originado a partir da criação da revista De Stijl e depois com as formas da pintura concreta.

Pieter Cornelis Mondriaan (1872-1944), conhecido como Piet Mondrian, nasceu em Amersfoort, Holanda, no dia 7 de março de 1872. Vinha de uma família neerlandesa extremamente religiosa. Interessou-se pela carreira artística, mas foi obrigado a enfrentar a visão ortodoxa da família, que via na arte um caminho para o pecado. Vê, porém, na possibilidade de dar aulas uma resolução ao seu dilema: prometeu ao pai estudar artes para tornar-se um professor e dar aulas.

Piet Mondrian estudou na academia de Belas Artes de Amsterdã, onde se desenvolveu como artista, posteriormente lecionou arte por um breve período. Anos depois, viu-se insatisfeito com o magistério, Mondrian sentia a necessidade de libertar-se e estabelecer-se como pintor, mas, ao mesmo tempo, não queria desapontar o pai. Passou, então, a estudar teosofia e lá encontrou em seu ideário uma resolução para o problema: a doutrina pregava o trilhar de um caminho evolutivo pessoal e a arte encaixava-se neste caminho.

O início de seu trabalho foi marcado pelo naturalismo e também pelo impressionismo, criando principalmente paisagens, tais como "O Moinho Vermelho" e "Árvores ao andar". Algum tempo depois, passou a experimentar mais uso de luz, cores e formas e, em seguida, já mais envolvido com a teosofia, teve um intenso período simbolista, que foi fundamental para que chegasse ao seu abstracionismo.

Piet passou um tempo em Paris, onde identificou-se com artistas abstratos e cubistas, como Picasso e Braque. Mais tarde, devido a Segunda Guerra Mundial, estabeleceu-se em Nova York, onde encontrou inspiração no Jazz, manifestação pela qual ficou extremamente obcecado devido a identificação de sua alegria contagiante com o ritmo irregular, e na Arte Moderna.

A partir de 1917 até a década de 1940 desenvolve sua grande obra neoplástica. Essa foi a fase mais popularmente difundida da vida do pintor. As regras eram rígidas: uso exclusivo das cores primárias em seu estado máximo de saturação - vermelho, azul, amarelo - e as não cores - branco e preto; aplicadas sem o uso de degrade; uso único de linhas retas e ortogonais (sempre pretas); e formas limitadas a quadrados e retângulos.

Sua obra, muitas vezes copiada, continua a inspirar a arte, o design, a moda e a publicidade que a apropriam como design, sem necessariamente levar em conta sua fundamental e filosófica recusa à imagem.

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA – UNISUAM

ARQUITETURA E URBANISMO

MANUELLA LUZ DE ALMEIDA

RAZÃO ÁUREA

Sua influência na Arquitetura e na Arte

RIO DE JANEIRO

2017

  1. RAZÃO ÁUREA

  1. O QUE É

Proporção áurea, número de ouro, número áureo, secção áurea, proporção de ouro é uma constante real algébrica irracional denotada pela letra grega Phi (ϕ), em homenagem ao escultor Phideas (Fídias), que a teria utilizado para conceber o Parthenon, e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. Também é chamada de secção áurea, razão áurea, razão de ouro, média e extrema razão (Euclides), divina proporção, divina seção, proporção em extrema razão, divisão de extrema razão ou áurea excelência. O número de ouro é ainda frequentemente chamado razão de Phidias.

Desde a Antiguidade, a proporção áurea é usada na arte. É frequente a sua utilização em pinturas renascentistas, como as do mestre Giotto. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi (não confundir com o número Pi (π), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado de forma aproximada no homem (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo), nas colmeias, entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem de crescimento na natureza.

Justamente por ser encontrado em estudos de crescimento o número de ouro ganhou um status de "ideal", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. O fato de ser apoiado pela matemática é que o torna fascinante.

  1. INFLUÊNCIA NA ARTE

A proporção áurea foi muito usada na arte, em obras como O Nascimento de Vênus, quadro de Botticelli, em que Afrodite está na proporção áurea. Essa proporção estaria ali aplicada pelo motivo de o autor representar a perfeição da beleza.

Em O Sacramento da Última Ceia, de Salvador Dalí, as dimensões do quadro (aproximadamente 270 cm × 167 cm) estão numa Razão Áurea entre si. Na história da arte renascentista, a perfeição da beleza em quadros foi bastante explorada com base nessa constante. Vários pintores e escultores lançaram mão das possibilidades que a proporção lhes dava para retratar a realidade com mais perfeição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com