TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFUNCIONÁRIO

Monografias: PROFUNCIONÁRIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/12/2014  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  1.096 Visualizações

Página 1 de 3

 A EDUCAÇÃO ESCOLAR NAS PROVÍNCIAS E A DESCENTRALIZAÇÃO DO ENSINO

Podemos observar que na sociedade brasileira, a escola pública não era reconhecida como uma instituição primordial e necessária. O que levou a mesma a avançar foram as transformações econômicas, políticas e sociais que geraram a necessidade de determinado conhecimento para alimentação das relações e do modo de produção capitalista, em início de organização. As escolas tinham por objetivo, apenas reproduzir o que almejava o sistema econômico. As Províncias criaram algumas escolas em número insuficiente e de acesso restrito. As funções das mesmas eram modelar as condutas e os hábitos além de propagar concepções de mundo.

Ficou nítido que os “professores” da época colonial não tinham as mínimas informações de métodos pedagógicos para poder passar seus conhecimentos aos seus discípulos. Os padres Jesuítas, bem como outros “educadores”, tinham em mente que os africanos e os amarelos (índios) não possuíam uma inteligência fértil como os filhos dos burgueses que moravam no Brasil na época. Havia muita discriminação, um exemplo era os métodos aplicados pelos “professores”, formas grotescas (castigos duro como: chibatadas, palmatórias, amarrar ao tronco quem não “aprendesse” como os instrutores queriam etc.), aos nativos e aos negros.

Mas como sempre, houve quem lutasse por uma melhora nas condições arcaicas da época. O Estado, como de costume, sempre se omitia quanto às reivindicações dos verdadeiros professores.

 A REPÚBLICA DOS CORONÉIS E AS PRESSÕES POPULARES PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR

Apesar de adentrar em um novo momento histórico, político, econômico e social da nossa nação, enfrentou grandes problemas no que se refere à educação. Exemplo claro disso é que a República herdou grande número de analfabetos, poucas escolas primárias e secundárias, poucos recursos financeiros, mas um ponto positivo, um número maior de pressões populares. O discurso desse período histórico se pautava na necessidade de modernização da sociedade por meio da educação, com o pensamento de que só ela poderia nos tirar do atraso cultural e industrial, assim como, nos impulsionar para a vida urbana industrial. Mas, a educação pública, insuficiente em todo país, ser um instrumento de formação das elites dirigentes e de preparação para o trabalho, conduzindo a um sistema dual de ensino: a escola que formava para o trabalho, formal da boa sociedade, utilitária e com aprendizagem de elementos para inserção nas fábricas, indústrias e comércio, e a escola clássica que preparava os alunos para o acesso ao ensino superior destinada a formar os dirigentes para a condução do Estado.

 CONVERSE COM OS OUTROS FUNCIONÁRIOS ESCREVA A SUA TRAJETÓRIA NO MEMORIAL, DESTACANDO: (A) SUAS ALEGRIAS, NA RELAÇÃO COM OS COLEGAS, PROFESSORES E DIRETORES QUE TEVE; (B) COMO ERA A ESCOLA ONDE VOCÊ ESTUDOU? VOCÊ RECORDA QUEM ERAM OS FUNCIONÁRIOS? (C) REGISTRE UMA LEMBRANÇA, UM CASO QUE MARCOU SUA TRAJETÓRIA DE SUA ESCOLA SOBRE A TRAJETÓRIA ESCOLAR DE CADA UM DELES.

A senhora Tati, faz parte da limpeza, relatou que sua trajetória escolar iniciou-se em uma escola pequena do município de Acorizal, foi um período muito bom da minha infância todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com