TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Pesquisas Acadêmicas: PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  3.517 Visualizações

Página 1 de 7

PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ESTUDO DA PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Introdução:

A metodologia em sala de aula é de suma importância para o aprendizado do aluno, o professor deve usar métodos adequados e dinâmicos que faça com que o aluno aprenda de forma prazerosa. A história para alguns alunos é taxada como disciplina chata, portanto é de suma importância que o professor use uma metodologia que torne estas aulas prazerosas.

O objetivo principal deste texto é desenvolver uma proposta metodológica para o estudo da primeira guerra mundial citando como principais focos de estudo o nacionalismo do povo europeu o imperialismo e o neocolonianismo. Minha proposta metodológica neste texto é desenvolver e trabalhar estas temáticas em diferentes contextos dentro das salas de aula principalmente na aula de história.

Para trabalhar a primeira guerra mundial em sala de aula o filme é um recurso metodológico, pois os mesmos usados de forma adequada nas aulas de história podem surgir bons resultados. Pois a linguagem cinematográfica é complexa e mistura emoção, envolvimento, enredo, ação, música, luz, movimento, mistério, desafio, suspense e Com isso apresenta ampla capacidade de comunicação. Os filmes nas aulas de história geralmente tem boa aceitação por parte do público jovem, e assim apresentam imenso potencial de aproveitamento no processo educativo. Já tive como experiências em sala de aula e pude perceber grande interesse por parte do aluno, e a sua participação melhora, muitas vezes algumas assunto são mais bem compreendidas com os filmes do que com algumas explicações do professor. Portanto Vejo nos filmes um recurso onde podemos mostrar aos alunos uma base de alguns acontecimentos históricos, por exemplo, o contexto histórico da primeira guerra mundial que é tão complexa. Já que nas aulas de História não pode se prestar simplesmente para se ensinar a Alemanha na época da primeira guerra, um filme bem escolhido pode revelar muito da nossa história atual e, ao mesmo tempo, o modo como olhamos, a partir do presente, para o passado.

Antes de passar um filme pode-se também propor aos alunos uma breve abordagem sobre os mesmos os que relatam fatos da grande guerra a fim de incentivar os mesmos a conhecer a produção cinematográfica com enfoque histórico. Sugiro ainda atividades de aquecimento, para serem realizadas antes de ver o filme, por exemplo, fazer uma enquete sobre o que os alunos conhecem da primeira guerra mundial, se já viram algum filme sobre o assunto e quais foram, o que lembram e quais foram suas impressões. Em seguida propor um filme sobre o assunto.

A disputa imperialista e algumas questões nacionalistas foram responsáveis pela primeira guerra, um confronto de grandes proporções que envolveram muitos países, e canalizou durante quatro anos grande parte dos recursos mundiais para a produção bélica e, principalmente causou a morte de milhões de pessoas. E os interesses em conflitos que a Inglaterra e a Alemanha disputavam diretamente a hegemonia econômica politica sobre o mundo. Também foi a partir da primeira guerra mundial que as tecnologias deram um impulso. Os avanços na tecnologia militar significaram na prática um poder de fogo defensivo mais poderoso que as capacidades ofensivas, tornando a guerra extremamente mortífera. O arame farpado era um constante obstáculo para os avanços da infantaria, a artilharia, muito mais letal que no século XIX, as forças armadas com poderosas metralhadoras.

E para trabalhar as tecnologias como e os primeiros aviões usados na guerra o filme Flysboys retrata bem este inicio tecnológico. Pois o filme relata o alistamento, treinamento e experiências de combate de um grupo de jovens americanos que se voluntariaram para se tornarem pilotos de caça da Esquadrilha Lafayette, o 124 º esquadrão aéreo, formada pelos franceses em 1916. O esquadrão foi composto por cinco oficiais franceses e 38 voluntários americanos que queria voar e combater na I Guerra Mundial, durante os anos do conflito principal, 1914-1917, antes dos Estados Unidos se juntarem à guerra contra as Potências Centrais.

Outro filme para se trabalhar a primeira guerra mundial é O filme “Glória Feita de Sangue”, de Stanley Kubrick, pois é um dos filmes de guerra mais contundentes que existem. Pode-se dizer que foi um filme feito com muita coragem, pela forma franca com que alguns assuntos são tratados. Vemos neste filme a história ambientada na Primeira Guerra Mundial. O ano é 1916 e presenciamos a famosa “guerra de trincheiras”, onde não existem muitos avanços dos exércitos contra as linhas inimigas. No exército francês, o general Broular instiga o general Mireau a tomar uma posição alemã conhecida como “o formigueiro” sem qualquer espécie de ajuda, algo considerado praticamente impossível. Tomado pela vaidade e pela possibilidade de glória, Mireau aceita o desafio. Os soldados de Mireau são comandados pelo coronel Dax, que não concorda com a missão praticamente suicida, mas é obrigado a executá-la. Durante o ataque, uma parte do exército simplesmente não conseguiu sair da trincheira em virtude do fogo cruzado alemão, o que muito irritou Mireau, que chegou a dar ordens para atirar nos próprios soldados em virtude de sua suposta covardia, mas foi desobedecido. Como era necessária uma punição exemplar, três soldados foram escolhidos para serem julgados pela corte marcial, cuja pena seria a capital. Dos três soldados escolhidos, um foi sorteado, outro foi escolhido, pois não se dava bem com um dos capitães e outro era considerado “socialmente indesejável”. O coronel Dax foi advogado de defesa dos três soldados, mas o julgamento era de cartas marcadas, com praticamente nenhum direito de defesa, o que provocou protestos irados de Dax. Ao fim, os três soldados foram fuzilados. Tudo isso sob os olhares frios dos grandes generais. Para não ficar um clima de injustiça total, o general Mireau ainda passou por um inquérito depois da denúncia do coronel Dax de que Mireau mandara atirar em seus próprios soldados. Mas o grande mérito do filme foi à resistência do coronel Dax a todas as injustiças impostas pelos grandes generais franceses. Ainda, Dax menciona uma frase que deve ter provocado grande impacto na época em que o filme foi rodado: “o patriotismo é o último refúgio dos canalhas”. “Glória Feita de Sangue” é um filme que questiona desmandos da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com