TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama Historico

Tese: Panorama Historico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  Tese  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 5

ntrodução

No século XV e XVI a procura de mercados e de novos territórios para realizar o comercio foi o mais importante fato da expansão marítima.

Outro fator fundamental para as grandes navegações foram o grande progresso cientifico. Em Portugal a crise do feudalismo incentivou a expansão marítima, nobres e burgueses uniram-se no expansionismo para os objetivos finais, os mercadores desejavam fazer o comercio enquanto os grandes senhores queriam terras.

A escravidão do Brasil se deu para solucionar a falta de mão de obra, a princípio os índios foram escravizados.

A escravidão negra deu-se pela necessidade de mão de obra, mas também por ser um dos mais lucrativos negócios do capitalismo.

O Brasil servia de colônia de exploração para Portugal, à atividade econômica brasileira organizou-se em função do mercado externo.

Depois do pau-brasil a produção de açúcar foi desenvolvida no sistema plantation, produção de alta escala de um só produto.

Entre os anos de 1707 e 1709 ocorre um conflito de grande proporção entre mineradores que terminou pela implantação da administração portuguesa na região dos meios conhecidos como Guerra dos Emboabas.

Guerra dos Mascates que ocorreu em 1710 e 1711 que aconteceu em Pernambuco foi umarebelião nativista pela disputa de poder politico.

Dom João VI foi rei de Portugal e começou a governar a partir de 1972, as tropas de Napoleão caminhavam em direção á Portugal sendo assim o Brasil que era uma colônia de Portugal passou a ser a sede da monarquia portuguesa.

No dia de novembro de 1807 uma frota de quinze navios da esquadra real sai de Portugal e chega ao Brasil no dia 22 de janeiro de 1808, assim o Brasil passa de pais colônia a sede do governo português.

No dia 07 de março de 1821 Dom João VI anunciou sua partida do Brasil e através de um decreto atribuía a Dom Pedro a regência do Brasil.

Com o retorno da família real para a Europa Dom Pedro fica como príncipe regente do Brasil

A corte de Lisboa despacha o decreto dizendo para que o príncipe retornasse a Portugal e que o Brasil voltasse a ser colônia, oque provocou um grande desagrado popular.

No dia 9 de janeiro de 1822 Dom Pedro declara o dia do Fico rompendo assim com Portugal.

No dia 07 de setembro Dom Pedro rompe definitivamente com Portugal e declara Independência ou morte.

Após os constantes atritos com a assembleia seu constante declínio de prestigio e a crise provocada pela dissolução do gabinete, abolição do trono no 07 de abril em 1831 em favor de seufilho Pedro com seis anos de idade.

Com a abolição e a menoridade do herdeiro do trono foi feita pela assembleia uma regência trina ate a maioridade de Dom Pedro II foi eleita também à Regência Provisória, Regência Trina Permanente e a Regência Una de Araújo.

Os liberais moderados governava o país com dificuldades enfrentando os que preferiam a republica. Os liberais começaram a lutar pela maioridade do imperador então com 15 anos no dia 23 de julho de 1840 Dom Pedro II e coroado imperador. O ato ficou conhecido como o golpe maioridade.

O idealismo republicano que surgiu no Brasil em vários movimentos, como a Guerra dos Farrapos e na revolução praieira só após a guerra do Paraguai ressurgiu e se fortaleceu no dia 15 de novembro de 1899 o governo imperial foi derrubado. Estava Proclamando a Republica e Dom Pedro II tiveram 24 horas para deixar o País.

Marechal Deodoro da Fonseca assume como primeiro Presidente da Republica neste período o café e o principal produto brasileiro de exportação.

Aumento da imigração europeia, italiana, alemã e espanhola para servir de mão de obra na lavoura de café no interior paulista.

No século XIX com o desenvolvimento das plantações cafeeira em que os altos lucros propiciavam investimentos em outrasatividades econômicas como a indústria.

Em 1930 Getúlio Vargas da inicio ao processo de industrialização do país e ter crescimento no governo de Juscelino Kubitschek que criou a politica conhecida como nacional desenvolvimentalista.

Getulio Vargas concorreu a Presidencia do Brasil em 1930 mesmo tendo perdido para Julio Prestes, Vargas alcançou o poder no mesmo ano depois de protagonizar o golpe de estado.

Desenvolvimento

Heranças Culturais

A escravidão e a exploração dos negros que se refleti ate

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com