TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade: Panorama histórico ao longo do tempo

Por:   •  24/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

                                             

DAIANE LOPES SANTOS SALGADO RA: 1092038

Atividade: Panorama histórico ao longo do tempo

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

LICENCIATURA EM ARTES

Politica de Educação Básica

Prof.ª Eunice Regina de Toledo

CAMPINAS

2014

Análise

Período Monárquico

No período Monárquico passamos por 2 fases: Reino e Império. No reino que foi na época de D. João VI, quando o mesmo veio “foragido de Portugal” para o Brasil, com a ajuda da Inglaterra, ele propõe em troca a abertura do portos, por um lado isso foi muito bom para o desenvolvimento do Brasil, pois só assim que se teve uma iniciativa para abrir as portas para a indústria, que ate então éramos muito atrasados. Com isso a educação era mais voltada a mão de obra especifica, criou-se escolas para formar profissionais oficiais, engenheiros e medicina, visando esse processo industrial e de proteção da colônia. Mais tarde com a vinda da missão Frances, formou- se a primeira escola voltada  Artes e Arquitetura que com o tempo se torna a Belas Artes. No império cria-se politicas para a educação, eles cogitam uma educação não só voltada ao profissional, ela é compreendida como um instrumento de formação pessoal, formação pessoal, formação de opinião de um individuo . Passaram por varias leis que não foram para frente, a educação no império não foi para a frente, as escolas eram escassas, faltava organização e mestres preparados. As reformas educacionais nunca iam para frente , os liceus fundados fechavam por falta de alunos e professores. No ensino secundário visavam muito o ensino profissionalizante, assim não havendo nenhuma eficiência educativa.

Período Republicano

Nesse período onde foram feitas as mais importantes reformas, leis que definiriam a educação Brasileira, cria-se o Ministério da Educação, foi uma fase de otimismo pedagógico. As escolas primárias tornam-se importantíssimas e o ensino superior sendo um  privilegio da elite. Nesse período houve as seguintes propostas:

_A reforma Benjamin Constant = ensino gratuito, estado laico e liberdade de escolha

_Reforma Rivadávia Correa = criação do ensino secundário, amplo acesso a população  a educação

-Reforma João Luiz Alves= cria-se a disciplina de Moral e Civica

A Constituição de 1988

Logo após o período em que o país saia do Governo Militar, cria-se o art 205, voltado para a educação, esses parâmetros e leis que usamos ate hoje, seus principais parâmetros seria a educação é um direito de todos e dever do Estado e da Família, logico que hoje em dia, vemos mais a pratica do estado e muito pouco a família envolvida com a educação de seus membros. Cria-se leis e diretrizes a qual se compõe a educação escolar ate os dias de hoje, são elas a educação escolar infantil, o ensino fundamental e médio  e a educação superior, todos esses sendo uma continuidade da outra, mas acredito que a “educação superior” não se encaixa muito no parâmetro de educação para todos, pois temos educação de nível básico e médio para todos, hoje fica sem escola quem quer, mas educação superior ainda é algo para os privilegiados, pois ainda temos poucas escolas de nível superior gratuitas. A constituição não mudou desde que foi regida, não acho ela falha, o que acho falho é o cada Estado ter suas politicas de educação, pela constituição o educando tem que ter pleno desenvolvimento , isso quer dizer total formação superior, formação plena, e em alguns estados eles não seguem isso, talvez ate pela falta de educadores, outra coisa também que a constituição nos protege  em relação a liberdade, o educador tem liberdade dentro de um certo limite, dentro dos parâmetros educacionais, eu acredito que isso é bom, deixar o professor desenvolver seus senso mais critico, mas acredito que tem que haver uma fiscalização mais forte perante ao Estado, ou há casos que  isso é bom também, pois o Estado esta de costas para a Educação com seu curriculum escolar que o educador as vezes é obrigado a usar dessa liberdade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (98 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com