TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Panorama Histórico Da Eja No Brasil

Trabalho Universitário: Panorama Histórico Da Eja No Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2014  •  811 Palavras (4 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 4

A eficácia das “inovações” implantadas na rede estadual do Rio de Janeiro está longe de ser a maravilha noticiada pela mídia e alardeada pela propaganda oficial. A realidade vivida por professores e alunos nas escolas da rede estadual é bem diferente.

Na Comunidade Professores do Estado do RJ foi colocada a seguinte questão a respeito da NEJA (Nova Educação de Jovens e Adultos): “Gostaria de saber HONESTAMENTE como tem sido a implantação do Nova EJA”. Vocês tem usado o material didático? Às vezes parece meio surreal, com textos longos e inadequados para adultos. Será que essa impressão é só minha?

Em resposta a essa questão, o professor Filipe Costa Coelho faz uma análise da NEJA, mostrando que no plano real as coisas são bem diferentes:

“Concordando com a crítica relacionada à qualidade da formação de nossos grupos, compartilho de boa parte de sua opinião. Considero vários trechos do material, sem sombra de dúvida, inadequados. E considero, por outro lado, que traz pontos interessantes. Trabalho com meus grupos aquilo que acredito estar dentro da realidade deles, o que proporcionará uma melhor reflexão e conclusões mais enriquecidas...

Em tempo: o tamanho das letras é muito pequeno (há estudantes "jovens há mais tempo" que apresentam dificuldade em ler textos com aquele tamanho de fonte).

O material, equivocadamente, parte do princípio que nossos grupos estão plena e a qualquer momento, conectados à internet. Grave erro! Na escola onde trabalho, sequer há tv e leitor de dvd funcionando...

Estas são minhas opiniões em relação ao que postou e perguntou. Mas, em relação à NEJA, acrescento:

- A SEEduc e a Fundação CECIERJ sabiam, desde o ano passado, que haveria mudanças na EJA. Ainda assim, a capacitação que fiz (em fevereiro, antes do carnaval) beirou o caos. Desorganização absoluta, atropelos, falta de pessoal... as monitores(as) pouco puderam esclarecer em relação à nova modalidade. À maioria de nossas perguntas, escutamos a mesma resposta: "Infelizmente, não sei informar...".

Sabemos que a retórica governamental aponta, inclusive em estatísticas produzidas e amplamente publicizadas, que a Educação pública estadual passa por uma "revolução". Deixamos o 26º lugar no ranking do IDEB e, agora, ocupamos o 14º, anunciou ano passado o secretário da pasta, que é Mestre em omitir informações importantes, além de manipular dados e publicar mentiras no sítio virtual da SEEduc (essas informações são replicadas por parte da grande mídia, a serviço da atual gestão. Há a outra parte midiática que nos ignora solenemente...). Ainda que considerável parte de noss@s estudantes continuem falando "discosta", "menas", "entertido" e por aí vai... A escrita... Bem, a expressão escrita... Deixemos de lado essa parte, ao menos por ora...

- O material da NEJA (no caso de Ciências Humanas e suas Tecnologias) chegou ao colégio onde trabalho com a modalidade, simplesmente com 6 semanas de atraso (12 aulas)...

Muito antes disso, durante o carnaval inclusive, visitei, incontáveis vezes a tal (labiríntica) "plataforma moodle" em busca de esclarecimentos, postando dúvidas e questões. Ninguém (absolutamente NINGUÉM) do "alto escalão" dignou-se a responder.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com