TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Partido Republica Velha

Artigo: Partido Republica Velha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 3

República Velha

“A proclamação da república fortaleceu o surgimento de partidos republicanos regionalizados. Cada um atendendo interesses de suas províncias. Neste período se destacaram os partidos republicanos de São Paulo e Minas Gerais que através da política de café com leite se alternaram na presidência do país, a revolução de 1930 pôs fim a essa política. “(FABER.2010.p.5)

“Com a ascensão do coronelismo e suas práticas, as eleições passaram a refletir o poder do caciquismo (atitudes violentas de certos chefes políticos), sendo que a maioria delas resultava de manipulações ou de arranjos prévios feitos entre os chefes políticos de cada estado. Como eram os funcionários do governo que controlavam os procedimentos eleitorais e faziam à contagem dos votos, em cada estado brasileiro uma máquina político-eleitoral - composta pelo coronel, pelo cabo-eleitoral e pelo curral eleitoral - foi montada com a função básica de garantir resultados satisfatórios ao grupo governante”. (SCHILLING. 2003.p.1)

“Na última década do século XIX, São Paulo e Minas Gerais representavam os maiores currais eleitorais da época, pois naquele momento o voto não era privilégio de todos, somente dos alfabetizados, o que tornava mínimo o contingente da população brasileira apta a votar.” (GASPARETTO JUNIOR. 2010.p.1)

“Foi então que se estruturou oficialmente durante o governo do presidente Campos Sales (1898-1902) a chamada Política do Café com Leite. De acordo com a mesma, São Paulo, indicado com o maior produtor de café do país, e Minas Gerais, maior produtor de leite no país, uniriam suas forças políticas e econômicas para controlar o cenário político brasileiro através de um revezamento de presidentes no poder. Assim, ora seria um paulista e ora seria um mineiro.” (GASPARETTO JUNIOR.2010.p.1)

“Para garantir o resultado das eleições da maneira desejada pelos articuladores da Política do Café com Leite eram utilizadas ferramentas como o coronelismo, o voto de cabresto e a política dos governadores. Naquela época o voto não era secreto e os coronéis de cada região controlavam em quem as pessoas iriam votar. Os coronéis davam seu apoio aos governadores, que apoiavam o presidente e ambos permitiam a continuidade do poder dos coronéis. Assim se formava um governo oligárquico, no qual só tinham acesso ao poder os que faziam parte do grupo dominante.” (GASPARETTO JUNIOR. 2010.p.1)

“Esta prática feria o principio básico do sistema republicano que se assenta no princípio da rotatividade dos cargos e das funções, visto que as oposições estavam impedidas, pelo processo eleitoral legal, de substituírem o grupo dominante”. (SCHILLING. 2003.p.1)

“Partido Republicano (1870): foi fundado durante o império e permaneceu pela república velha. Defendia a república e era conservador.” (FABER. 2010.p.6)

“Partido Republicano nos estados (1903): a república possibilitou o surgimento de vários partidos republicanos nos estados brasileiros: PRP (São Paulo), PRR (Rio Grande do Sul), PRM (Minas Gerais). Esse período ficou marcado pelo fortalecimento dos coronéis, com o poder regional.” (FABER. 2010.p.6)

“Partido Republicano Rio-Grandense (PRR): foi fundado sobre fortes princípios positivistas, defendia que o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com