TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

País: Brasil

Artigo: País: Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Artigo  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 4

PAGINA NÚMERO 1

País: Brasil

Capital: Brasília

Habitantes: 190,000,000 Milhões de Habitantes

Moeda : O primeiro dinheiro a circular no Brasil foi a moeda-mercadoria. Durante muito tempo, o comércio foi feito por meio da troca de mercadorias, mesmo após a introdução da moeda de metal. Mas a primeira "moeda" brasileira de fato foi o açúcar, que, em 1614, passou a valer como dinheiro por ordem do governador Constantino Mineral. O fumo, o algodão e a madeira também eram muito utilizados com essa função.

Idioma Oficial: Português, BRASIL

Atividades Econômicas: O Brasil desenvolve em seu território atividades dos setores primário, secundário e terciário. Um dos propulsores do desenvolvimento econômico brasileiro, o setor terciário é o destaque do país, sendo responsável por mais da metade do seu Produto Interno Bruto e pela geração de 75% de seus empregos.

Referindo-se à venda de produtos e aos serviços comerciais oferecidos à população, o setor terciário é ainda uma das razões do aumento da competitividade interna e externa do Brasil, acelerando o seu progresso tecnológico. Já a indústria, parte do setor secundário, é também um setor de grande importância na formação da riqueza nacional. Com destaque na produção de bens de capital, ela tem na região Sudeste, em especial a Região Metropolitana de São Paulo, a maior concentração do país.

Por fim, o setor primário do Brasil, dividido em atividades de agricultura, pecuária, extrativismo vegetal, caça, pesca e mineração, tem como destaque a agropecuária. Essa atividade, que faz uso do solo para o cultivo de plantas e a criação de animais, é responsável por cerca de 27% do PIB país. Líder mundial em vários setores, o Brasil tem no café, açúcar, álcool (a partir da cana-de-açúcar) e suco de laranja algumas de suas principais produções e exportações. Também importante, em primeiro lugar nas vendas externas, são o complexo de soja (farelo, óleo e grão), a carne bovina e a carne de frango.

PIB: Em relação às 13 principais economias mundiais que já divulgaram seus resultados de 2013, o Brasil teve o terceiro maior crescimento – atrás apenas deChina (7,7%) e Coreia do Sul (2,8%). Os governos da Rússia e da Índia ainda não divulgaram seus dados referentes ao último ano, mas projeções oficiais apontam alta de 5% para a economia indiana e de 1,8% para a russa.

O desempenho do PIB brasileiro em 2013 é superior ao de outro emergente, a África do Sul (1,9%) e grandes potências, como os Estados Unidos (1,9%) e a Alemanha (0,4%). Veja a comparação no gráfico abaixo:

Renda per Capital: O O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) divulgou a renda per capita mensal das cidades brasileiras. A cidade de São Caetano (SP) lidera o ranking, com R$ 2.043,74 de renda per capita mensal. Na outra ponta da tabela aparece a cidade de Marajá do Sena (MA), com R$ 96,25. Entre as dez primeiras, a maioria (três) é do Estado de São Paulo. Já entre as dez cidades com as piores rendas per capita mensal do País, oito são do Maranhão. Confira as 100 maiores e as 100 menores rendas per capita do País

IDH: O número de cidades brasileiras com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) alto saltou de nenhuma em 1991 para 1.889 em 2010, o equivalente a 33,9% de municípios do país, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira pelo governo.

Esse progresso permitiu que o Índice de Desenvolvimento Humano das cidades brasileiras subisse da classificação "muito baixo" para "alto", indica o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013.

O estudo foi elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que calcula o IDH por países no mundo todo, e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a partir dos dados dos censos de 1991, 2000 e 2010.

Veja a seguir os 100 melhores e piores índices registrados:

Sistema Econômico: Um sistema económico (português europeu) ou sistema econômico (português brasileiro) é o sistema de produção, distribuição e consumo de bens e serviços de uma economia. Alternativamente, é o conjunto de princípios e técnicas com os quais os problemas de economia são endereçados, tais como o problema da escassez com a alocação de recursos produtivos limitados.1

O sistema económico é composto por pessoas, instituições e a sua relação com os recursos produtivos, como seja a convenção de propriedade. Exemplos atuais de sistemas económicos incluem os sistemas capitalistas, sistemas socialistas, e economias mistas. "Sistemas económicos" é uma categoria de classificação JEL sobre o estudo desses sistemas.

Nível de desenvolvimento: A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou no último dia 13, dados motivadores sobre a redução nas taxas de mortalidade infantil no Brasil. O Relatório de Progresso 2012 – intitulado “O compromisso com a sobrevivência da criança: Uma promessa renovada” traz a informação de que o país conseguiu bater, com antecedência de quatro anos, as Metas do Milênio estabelecidas pela ONU no que se refere à redução da mortalidade infantil até 2015.

Forma de governo: Entende-se por formas de governo o modelo institucional de administrar uma sociedade. Dessas formas originam as práticas governamentais, que são as características de cada governante. São formas de governo: a monarquia, o anarquismo e a república. E são práticas governamentais: o absolutismo, a democracia, o parlamentarismo, a aristocracia, o presidencialismo e o totalitarismo.

...

Baixar como  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »