TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Em Kant

Pesquisas Acadêmicas: Pedagogia Em Kant. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 2

A pedagogia em Kant

Kant abordava a ideia de uma educação que promovesse na pessoa todas as condições de chegar à maturidade e desenvolver sua humanidade. Os primeiros exemplos de disciplina e instrução são os pais, mas esta educação é limitada uma vez que as crianças precisam de outros exemplos.

Kant dividia a pedagogia em física e prática. A educação física está relacionada aos cuidados com a vida corporal. Já a educação prática ou moral era aquela que dizia respeito à construção ou constituição do ser humano para que ele pudesse viver como ser livre num contexto de sociedade.

Além disto, considerava a educação como privada e pública. A educação pública devia reunir a instrução e a formação moral. Já a educação privada acontecia em casa através dos pais ou de pessoas que os auxiliassem nesta tarefa.

Para Kant, a disciplina é fundamental para a educação. O ser humano necessita formar uma ideia acerca da conduta, ética, comportamento, etc. Para isto necessita que outros o auxiliem nesta formação.

Tanto a disciplina como a instrução devem começar cedo na vida da criança para que ela possa se tornar uma pessoa adulta disciplinada e instruída. Esta tensão entre a disciplina como parte negativa e a instrução como parte positiva contribuirão para uma educação formadora e emancipatória da pessoa, em outras palavras, a formação de sujeitos autônomos.

É importante destacar que na perspectiva de Kant a educação é caracterizada pelo cuidado com a vida da criança, mas também com o desenvolvimento e formação de bons costumes e hábitos. Depois vem o período em que a disciplina exige a atenção dos pais e educadores em termos de orientação para que haja aprendizado a fim de se controlar os impulsos e a pessoa se diferenciar dos animais. Além da disciplina, a pedagogia deve se dedicar à instrução ou formação moral da pessoa, condição fundamental para uma vida em família e em sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com