TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Período Napoleônico

Artigo: Período Napoleônico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  624 Visualizações

Página 1 de 6

• Breve Resumo:

Este trabalho trata sobre o período napoleônico, que foi um processo revolucionário (recompôs a estabilidade política em França) em que se instalou um governo autoritário, centralizador e expansionista dirigido por Napoleão Bonaparte. Esta figura coroou-se imperador no ano de 1804 sob o título de Napoleão I.

A Era Napoleônica teve início em 1799 com o Golpe 18 de Brumário e caindo este império na data de 1815 com a Batalha de Waterloo na qual Napoleão é derrotado pelas tropas inglesas. O Período Napoleónico pode fragmentar-se em três partes: o Consulado, o Império e o Governo dos Cem Anos.

Durante o consulado foram criadas novas instituições, e houve uma recuperação econômica, jurídica e administrativa.

No período imperial, a França tornou-se um império e Napoleão consagrou-se imperador, vindo, mais tarde, a realizar uma série de batalhas para a conquista de novos territórios para seu país. Como símbolo das suas vitórias, Napoleão construía monumentos como Arcos de Triunfo nos locais conquistados. O Império Francês estabeleceu o Bloqueio Continental na tentativa de enfraquecer a Inglaterra.

Napoleão acaba por ser derrotado pelos aliados, mas não definitivamente, pois volta a Paris e reconquista o poder iniciando o Governo dos Cem Dias. Posteriormente, e desta vez de forma definitiva, o Império Napoleônico cai quando tenta invadir a Bélgica. Após a queda do seu império, Napoleão é exilado para a ilha de Santa Helena, onde ali morre.

• Corpo do trabalho:

Ao iniciar um trabalho de pesquisa, devemos considerar o valor da biografia, que os historiadores verdadeiramente grandes sempre souberam escrevê-la, e pensá-la como digno meio para o conhecimento. Outra é acreditar que alguns indivíduos devem ser estudados porque suas ações foram determinantes para os caminhos da humanidade. Considerar que uma única pessoa possa alterar o curso da história é o velho mito do nariz de Cleópatra. Nariguda, seria menos sedutora; Marco Antônio e Júlio César não se apaixonariam. Os destinos de Roma, do Egito e do Ocidente teriam sido outros. Porém, devemos observar o outro lado da moeda, e ao observar a importância de Napoleão Bonaparte, vemos que ele sim, foi capaz de alterar o rumo do mundo, ao tentar domina-lo. Pode-se dizer que talvez ele possa vir a ter inspirado outros seres humanos, tendo em vista que não foi o único a tentar dominar o planeta.

Napoleão foi posto no poder encarregado de controlar a instabilidade social que ocorria na França após a Revolução Francesa. A opinião pública foi mobilizada pelos apoiadores de Napoleão, que levou à aprovação para a implantação definitiva do governo do Império. Em plebiscito realizado em 1804, a nova fase da era napoleônica foi aprovada com quase 60% dos votos, e o regime monárquico foi reinstituído na França, e Napoleão foi declarado para ocupar o trono, criando uma nova constituição e dando a burguesia controle social, impedindo que as camadas subsequentes da população ascendessem ao poder, traindo-as. Desta forma, feriu o princípio de igualdade tanto pregado durante a revolução. A classe a qual Bonaparte pertencia pregava com muita veemência tais princípios. Apesar disso, desrespeitou a essa proposta tanto em sua abrangência social quanto econômica ao criar uma administração centralizadora, onde os governadores dos departamentos da França (divisão feita do Napoleão) eram escolhidos sob o égide de Paris para manter tal regime autocrático.

E no que diz respeito ao âmbito econômico, Bonaparte não deixou por menos, obrigando os países conquistados a favorecer a França no comércio dos países europeus, inclusive criando um bloqueio econômico a Grã-Bretanha, e que no caso os países não acatassem seriam militarmente ocupados, como ocorreu com Portugal.

Paulatinamente, Napoleão conquistava novos territórios pela Europa Ocidental e parte da Europa Oriental, possuindo “departamentos” com quase ⅓ da população europeia na época. Esse crescimento ameaçava a hegemonia inglesa no comércio com as nações europeias e isso levou a Inglaterra a se aliar as nações aristocráticas (Prússia, Áustria e Rússia) para combatê-la opondo-se ao seu expansionismo.

1. Anexo 1: A fuga da família Real para o Brasil:

O governo português dependia muito da Inglaterra para seus negócios, e abdicar da importação de produtos industriais ingleses não deixaria a situação fácil. Pressionados por Napoleão, os portugueses não tiveram escolha: como não podiam abandonar os negócios que tinha com a Inglaterra, não participarão do Bloqueio Continental.

Insatisfeito com a decisão portuguesa, o exército francês começou a dirigir-se a Portugal. Sem alternativas de negociação e sabendo nobreza francesas, arma uma conspiração para dar um golpe de Estado contra o imperador. Napoleão regressa imediatamente a Paris e controla a situação.que não teria como vencer as tropas, a Família Real portuguesa, incluindo o príncipe-regente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com