TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Período gótico Da Arte

Ensaios: Período gótico Da Arte. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  455 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

Arte Gótica

O período gótico pertence à arte ocidental e tem início, aproximadamente, no século XI na França, sendo situado no fim da Idade Média e início do Renascimento, em meio a grandes mudanças políticas, econômicas e sociais. Pode ser dividido cronologicamente em três partes: Gótico Primitivo, Gótico Clássico e Gótico Tardio.

É importante ressaltar que no período gótico, as inovações artísticas estão extremamente ligadas à arquitetura das catedrais. Porém, traz também inovações nas pinturas e faz ressurgir as representações em estátuas, praticamente extintas com o domínio do cristianismo no ocidente.

A primeira catedral construída neste estilo foi a Catedral de Saint-Denis, sob a supervisão de Abade Suger, que idealizou os elementos que se tornariam característicos do período gótico, como as catedrais de paredes verticais, os vitrais, a altura colossal das paredes e a utilização máxima da luz dentro das catedrais. Os vitrais coloridos tinham como objetivo, além de ilustrar os ensinamentos religiosos e decorar as igrejas, fazer com que a luz que entrava no ambiente passasse a sensação de algo divino, como a comunicação com o próprio Deus; as paredes longas e verticais procuravam mostrar a grandiosidade divina e a inferioridade humana e os largos espaços entre arcos e paredes e as grandes janelas faziam com que entrasse uma enorme quantidade de luz nas catedrais. Porém, com o passar do tempo, a importância das catedrais ultrapassou a religiosidade, servindo como “ponto turístico” de cada cidade, ganhando assim uma importância política.

Mas o que permitiu a construção de paredes tão altas sendo que até pouco tempo as paredes de templos e catedrais eram baixas e largas para que não caíssem (além de funcionar como proteção)? Um motivo foi o “fim” das grandes guerras; isto mudou o foco de produzir igrejas resistentes a guerras para construir igrejas belas e inspiradoras. Mas o grande salto do período gótico foi, na verdade, a descoberta do arco ogival na arquitetura. O arco românico concentrava a pressão bem no seu topo, tornando impossível a construção de paredes altas, enquanto o arco ogival alivia a pressão para os lados, permitindo paredes mais altas e finas. A utilização destes arcos sobrepostos gerou a abóboda nervurada.

Apesar de permitir tantos avanços, o arco ogival não é perfeito. Pode acabar se quebrando e destruindo toda a obra, mas para evitar isso os arquitetos utilizavam outro tipo de arco: o arcobotante. Este, por sua vez posicionado no exterior da igreja, serve de apoio para sustentar os arcos centrais, além de formar algo semelhante a um emaranhado de teias no exterior das catedrais.

Nas artes plásticas, o período gótico traz artistas que começam a diferenciar suas obras, tendo mais espaço para acrescentar certo realismo ás pinturas. Artistas como Giotto começam a utilizar planos e diferenciar as figuras pintadas em sua expressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com