TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Sobre Os Termos: Teoria, Epistemologia E Metodologia

Por:   •  15/9/2023  •  Bibliografia  •  1.330 Palavras (6 Páginas)  •  35 Visualizações

Página 1 de 6

ALUNO: MATHEUS SANTOS DE AQUINO

DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO TRABALHO ACADÊMICO TURMA: 002000

PROFESSOR: FABIO BAQUEIRO FIGUEIREDO

PESQUISA SOBRE OS TERMOS: TEORIA, EPISTEMOLOGIA E METODOLOGIA

TEORIA

Teoria é um conjunto de proposições que visa explicar, interpretar ou compreender um determinado fenômeno, fato ou domínio da realidade. Uma teoria é baseada em observações, experimentos, hipóteses ou princípios que fornecem evidências ou razões para sustentar as proposições. Uma teoria pode ser contrastada com uma opinião, uma crença ou uma especulação, que são afirmações sem fundamentação adequada ou verificação empírica.

Uma teoria pode ter diferentes graus de abrangência, rigor e validade, dependendo do campo do conhecimento, da metodologia e dos critérios de avaliação utilizados. Em geral, uma teoria busca ser coerente, consistente, lógica e compatível com os dados disponíveis. Uma teoria também deve ser falsificável, ou seja, passível de ser testada e refutada por novas evidências ou argumentos. Uma teoria que não pode ser falseada não é considerada científica.

Existem diferentes tipos de teorias, conforme o seu objetivo e o seu nível de generalização. Por exemplo, uma teoria descritiva busca descrever os aspectos essenciais de um fenômeno, sem se preocupar com as suas causas ou consequências. Uma teoria explicativa busca identificar as causas ou os mecanismos que produzem um fenômeno, bem como as suas relações com outros fenômenos. Uma teoria interpretativa busca compreender o significado ou o sentido de um fenômeno, a partir de uma perspectiva subjetiva ou contextualizada. Uma teoria normativa busca estabelecer os valores ou as normas que devem orientar a ação ou a avaliação de um fenômeno.

As teorias podem ser classificadas em diferentes categorias, conforme o seu grau de abstração ou de aplicação. Por exemplo, uma teoria formal é aquela que se baseia em conceitos abstratos e em relações lógicas ou matemáticas, sem se referir a um domínio específico da realidade. Uma teoria empírica é aquela que se baseia em dados observacionais ou experimentais, referentes a um domínio específico da realidade. Uma teoria prática é aquela que se baseia em experiências ou em problemas concretos, visando orientar a solução ou a intervenção sobre um domínio específico da realidade.

As teorias podem ser elaboradas por diferentes autores, escolas ou correntes de pensamento, que podem divergir ou convergir em seus pressupostos, métodos e conclusões. As teorias podem ser comparadas, criticadas, reformuladas ou integradas por meio de debates, análises ou sínteses. As teorias podem evoluir ao longo do tempo, em função do progresso do conhecimento, das mudanças históricas ou das demandas sociais.

Referências:

Popper, Karl. (1996). A Lógica da Pesquisa Científica. SP. Ed. Cultrix.

Merton, Robert. (1970). Sociologia: Teoria e Estrutura

Rey, Abel Leçons élémentaires de psychologie et de philosophie

EPISTEMOLOGIA

Epistemologia é o ramo da filosofia que estuda a natureza, as origens, os limites e os critérios do conhecimento humano. A epistemologia busca responder questões como: O que é o conhecimento? Como o conhecimento é adquirido? Como o conhecimento é justificado? Quais são as fontes e os métodos do conhecimento? Quais são as formas e os tipos de conhecimento? Quais são as condições e os obstáculos do conhecimento?

A epistemologia tem uma longa história na filosofia, desde os antigos gregos até os tempos modernos. A epistemologia se relaciona com outras áreas da filosofia, como a metafísica, a lógica, a ética e a estética, bem como com outras disciplinas, como as ciências naturais, as ciências sociais, as artes e as religiões. A epistemologia também tem implicações práticas para a educação, a política, a comunicação e a tecnologia.

A epistemologia pode ser dividida em diferentes correntes ou escolas, conforme os seus pressupostos, métodos e conclusões. Por exemplo, o racionalismo é a corrente que defende que o conhecimento é baseado na razão e nos princípios universais. O empirismo é a corrente que defende que o conhecimento é baseado na experiência e nos dados sensíveis. O ceticismo é a corrente que defende que o conhecimento é impossível ou incerto. O pragmatismo é a corrente que defende que o conhecimento é baseado na utilidade e na ação.

A epistemologia também pode ser aplicada a diferentes domínios ou campos do conhecimento, analisando as suas características, problemas e desafios. Por exemplo, a epistemologia da ciência estuda as bases, os métodos e os resultados da investigação científica. A epistemologia da arte estuda as formas, os significados e os valores da expressão artística. A epistemologia da religião estuda as fontes, as verdades e as crenças da fé religiosa.

A epistemologia pode ser abordada de diferentes perspectivas ou enfoques, conforme o seu objeto ou o seu propósito. Por exemplo, a epistemologia geral trata das questões fundamentais e comuns a todos os tipos de conhecimento. A epistemologia especial trata das questões específicas e particulares de cada tipo de conhecimento. A epistemologia comparativa trata das semelhanças e diferenças entre os diversos tipos de conhecimento. A epistemologia crítica trata dos problemas e das limitações dos diversos tipos de conhecimento.

A epistemologia pode ser desenvolvida por meio de diferentes métodos ou procedimentos, conforme o seu grau de formalização ou de sistematização. Por exemplo, a epistemologia analítica utiliza conceitos precisos e argumentos lógicos para esclarecer e avaliar o conhecimento. A epistemologia histórica utiliza fontes documentais e contextuais para reconstruir e compreender o desenvolvimento do conhecimento. A epistemologia dialética utiliza teses antitéticas e sínteses para problematizar e superar o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (54.6 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com