TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese Reflexiva Do Texto Pesquisa Social Teoria, Método Criatividade

Trabalho Escolar: Síntese Reflexiva Do Texto Pesquisa Social Teoria, Método Criatividade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  1.202 Palavras (5 Páginas)  •  818 Visualizações

Página 1 de 5

Síntese Reflexiva do Texto Pesquisa Social

Teoria, Método Criatividade

A necessidade de se ter conhecimento, sempre foi algo instigante aos homens, sempre existiu a necessidade de se explicar os fenômenos decorrentes ao redor do próprio individuo e compreender como e porque das coisas. Como o texto aborda, a necessidade de conhecer, de se entender e de se explicar, surge a partir do cotidiano, a partir de uma pergunta, de um problema ou até mesmo de uma dúvida. Dentro das dimensões históricas ate os dias atuais se tem a religião , a filosofia, a ciência e outros conhecimentos como poderosos instrumentos de estudos e detentores de explicação dos fenômenos da realidade e da existência humana.

A ciência quase sempre tem como ponto de partida os questionamento do conhecimento teológico e o conhecimento filosófico, com pretensão de ser o dono da verdade e tornar-se um conhecimento hegemônico e acima dos demais, muitas vezes não objetiva buscar soluções para os fenômenos corriqueiros da sociedade. O espaço, o tempo e os indivíduos são colaboradores no desenvolvimento de pesquisas e ao mesmo tempo riquíssimo de conhecimento, nomeado como senso-comum, que não podem ser descartado do processo de pesquisa . Ao mesmo tempo que esses elementos contribuem, eles reproduzem armadilhas controversas daquilo que se apresenta, e é dessa relatividade que se afirma a necessidade de aproximação e envolvimento no interior dos conflitos e contradições da realidade, para que se possa ter resultados originais e não superficiais .

Não se pode estudar a sociedade, com tecnologia com as quais se estuda a física, a matemática, a química, pois a ciência não pode mensurar os fenômenos sociais, porque eles estão em constantes movimentos e transformações. É equivoco enquadrar as ciências sociais no padrão uniformizado na cientificidade. A pesquisa é algo que sempre vai estar presente no dia-a-dia do individuo, pois sempre irar surgir "porquês" e "como" na vida humana, pois o tempo afirma isso, não é de hoje que o homem questiona e busca novas direções, isso é presente nas tribos primitivas.

Quando falamos de pesquisa temos como fonte de inspiração o novo a ser visto, e a ser estudado e a ser investigado também, mas antes de tudo o que me instigou a ser presença em minha pesquisa foi o grande despertar para a realidade cotidiana pois, é através da pesquisa que buscamos compreender a realidade em sua subjetividade. Trazendo em pauta a argumentação mencionada pelo autor que diz: Se existe uma ideia de devir no conceito de cientificidade não pode trabalhar nas ciências sociais, apenas com a norma da cientificidade já construída .

A pesquisa social se faz por aproximação e se desenvolve elaborando critérios que possam orientar cada vez mais os nossos passos, é como se fosse como uma lente de aumento sobre a realidade social na qual só temos uma visão mais clara quando passamos a vivenciar mais de perto entrando no campo de pesquisa e estudando mais a frente. Sobre a minha compreensão o autor Bruyne ele aponta que os procedimentos cientifico traz o aperfeiçoamento de um saber, promovendo assim uma metodologia em suas elaborações e normas, compreender que dentro das ciências sociais desenvolvem-se um grande campo de conhecimento. Por último trago como eixo para o nosso entendimento que o objeto das ciências sociais é histórico ,e isso que dizer que a sociedade vive se construindo num determinado espaço e se organizando de forma singular mantendo ativa as relações sociais em sua real constância, pois vivemos em um mundo baseado em várias transformações. Para nós assistentes sociais é necessário se apropriar das teorias e da prática, mantendo esses dois pilares em alta relevância para que possamos manter uma qualidade profissional bem aprimorada.

A pesquisa científica caminha sempre em duas direções: numa, elabora suas teorias, seus métodos seus princípios e estabelece seus resultados; em outra inventa, ratifica seu caminho, abandona certas vias e encaminha-se para certas direções privilegiadas. Fazendo uma ou outra a certeza é que procura envolver-se no contexto histórico buscando se aproximar da resposta. A pesquisa social se faz por aproximação. Pois cada sociedade humana se faz num determinado espaço e se organiza de forma particular e diferente de outras, aceitando que cada sociedade vive o presente marcado por seu passado e é com tais determinações que seguem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com