TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política de Saúde no Brasil: Um Século de Luta Pelo Direito à Saúde

Por:   •  26/5/2016  •  Dissertação  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 2

                 Política de saúde no Brasil: Um século de luta pelo direito à saúde

O tema do documentário político de saúde no Brasil: Um século de luta pelo direito a saúde, é a busca pela melhoria da saúde no país, mostra a luta e a conquista do povo brasileiro em prol da saúde, desde as caixas de aposentadoria e pensões até o surgimento do SUS ( Sistema Único de saúde).
O filme inicia em 1900, ano em que houve várias epidemias, o surto de doenças, a criação de vacinas, o interesse em controlar essas doenças e não prejudicar as relações comerciais no exterior.
A saúde era precária no país, no que dizia respeito à população sem recursos financeiros, então houveram os movimentos de greves e estes resultaram na consolidação da lei Eloy Chaves (1923), que regulamentava as caixas de aposentadorias e pensões (CAPS), atribuía a assistência médica do funcionário e família, essa lei é o marco para a criação da previdência social no Brasil. Mais a frente em 1930 com a era Vargas essas caixas serão substituídas pelas (IAPS) Institutos de aposentadorias e pensões, a partir de agora o estado iria gerir os recursos dos CAPS por meio dos IAPS, que entenderiam os direitos dos trabalhadores e uniformizaria as estruturas da saúde.
Então em 1967, os militares tomaram o poder e assim criaram o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), surgiu então uma demanda maior que a oferta. O governo soluciona então pagar a rede privada pelos serviços prestados a população e assim surge o Instituto Nacional de Assistência Média da previdência Social (INAMPAS) e o Fundo de Apoio ao desenvolvimento Social (FAS).
Passada então a ditadura, vem o primeiro presidente civil José Sarney e com ele a 8° Conferência Nacional de Saúde um marco na história do SUS, a reforma sanitária. A 8° Conferência Nacional de Saúde resultou na implantação do sistema unificado e descentralizado de saúde (SUDS), é finalmente a constituição de 1988, um marco na história da saúde pública brasileira, com a constituição definiu-se então a saúde como direito de todos e dever do estado, o SUS encontra-se acessível a todos, como uma política social pública, igualitária e democrática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com