TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque O Cristianismo Representou Uma Revolução Na Educação?

Casos: Porque O Cristianismo Representou Uma Revolução Na Educação?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/8/2014  •  283 Palavras (2 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 2

O cristianismo trouxe novas maneiras de pensar e viver, e mesmo com a resistência de seus opositores, muitos representantes conseguiram fortalecer essa prática. E pelo fato das grandes mudanças que causou, foi considerada uma revolução.

O cristianismo trouxe uma revolução da mentalidade, fez formar um novo homem, um novo modelo de sociedade com novos valores, baseada em relações de fraternidade, civilidade e igualdade como uma renovação da vida social.

A igreja torna-se central, a família e toda a sociedade enquanto religiosamente orientada torna-se educadora, a Paidéia é cristã e os processos pedagógicos seguem o princípio religioso e teológico (antes, antropológico e teorético). O educador se torna guia espiritual e cultural, e oferece os instrumentos para alcançar o crescimento espiritual interior. A igreja consagrou-se a um imenso programa de recomposição social, desenvolvendo uma ação educativa sobre a comunidade, tornando-se reguladora, formativa e administrativa.

O cristianismo transformou também a relação familiar, redefinida em termos de amor. O pai torna-se o guia, a mãe, a que apoia, que socorre, os filhos submissos, respeitosos, mas também respeitados. Além de renovar o papel da mulher, renova também o da infância, realizando uma revolução cultural. A criança anteriormente vista como um adulto em miniatura, agora vive sua infância, com ingenuidade e inocência.

Entre o pensamento grego e o cristianismo incorpora-se a noção de Paidéia, embora a experiência cristã deixasse conviver ao lado uma visão educativa anti-intelectual, de inspiração religiosa. Houve uma leve ruptura cristã também em pedagogia, mas mantiveram uma profunda continuidade com a reflexão clássica que operou durante toda a Idade Média e, depois na Moderna.

Dessa maneira, com tantas modificações na sociedade, no modo de pensar, viver, e no comportamento das pessoas, o Cristianismo representa uma grande evolução educativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com