TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugal

Artigo: Portugal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2015  •  328 Palavras (2 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 2

Portugal começou com um conde vindo do norte da Europa para ajudar a realizar a reconquista da Península, o qual casou com uma filha do rei de Leão e tomou conta do Condado Portucalense, tendo nascido deste casamento D. Afonso Henriques, que mais tarde decidiu desenvolver o condado para ser país independente, pelo que teve que se revoltar contra os partidários da dependência, naturalmente ligados a sua mãe.

Conseguiu a independência em 1140 e rapidamente expandiu a fronteira numa linha de perto de Barca de Alva até Lisboa, criando assim Portugal e depois alargando o território até abaixo do Tejo.

Quase um século depois o rei D. Afonso III, que antes vivia em Boulogne, e por isso foi cognominado "O Bolonhês", veio ocupar o trono, tendo reorganizado o Estado e iniciado a intensificação das ligações com o norte da Europa, o que permitiu a seu filho D. Dinis, que entretanto tinha recebido de seu avô D. Afonso X, rei de Leão e Castela, como presente o Algarve, continuar a organizar o País e iniciar o desenvolvimento da nossa Marinha.

Cerca de 1380 a situação política complicou-se, pois o rei D. Fernando morreu, deixando uma filha casada com o rei de Castela, e o País dividido entre os partidários deste, que era a maior parte da nobreza, e os partidários de D. João, Mestre de Avis, e irmão bastardo do rei, que era apoiado principalmente pela burguesia de Lisboa e Porto, onde havia elevada percentagem de judeus sefarditas, e tinha excelentes relações com a Inglaterra.

Assim foi o Mestre de Aviz o rei D. João I, que com estes apoios e a escolha de Nuno Álvares Pereira para chefiar o exército português conseguiu derrotar o rei castelhano, garantir a independência do País e dar origem à dinastia de Avis, e como o desenvolvimento só se podia realizar para sul e poente, isto é, pelo mar, a estratégia então decidida foi a expansão marítima.

Ler Artigo Completo (Pág.1/4) Página seguinte

Partilhe esta opinião

PATROCÍNIO

45865 Visualizações

311 Impressões

20 Envios

FERRAMENTAS

Enviar por EmailEnviar por Email PartilharPartilhar

ImprimirImprimir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com