TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portugal Na CEE

Trabalho Escolar: Portugal Na CEE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  733 Palavras (3 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 3

Integraçao de portugal na comunidade Europeia

União Europeia é uma união económica e política de 28 Estados-membros independentes situados principalmente na Europa.(França,Italia,Luxemburgo,Bélgica(Bruxelas,capital da UE),Holanda e Alemanha)

Nos anos que se seguiram, o território da UE foi aumentando de dimensão através da adesão de novos Estados-membros, ao mesmo tempo que aumentava a sua influência através da inclusão de novas competências políticas.

A UE atua através de um sistema de instituições supranacionais independentes e de decisões inter-governamentais negociadas entre os Estados-membros.

As mais importantes instituições da UE são a Comissão Europeia, o Conselho da União Europeia, o Conselho Europeu, o Tribunal de Justiça da União Europeia e o Banco Central Europeu. O Parlamento Europeu é eleito a cada cinco anos pelos cidadãos da UEFA.

A UE instituiu um mercado comum através de um sistema padronizado de leis aplicáveis a todos os Estados-membros. Foi abolido os controles de passaporte.As políticas da UE têm por objetivo assegurar a livre circulação de pessoas, bens, serviços e capitais,legislar assuntos comuns na justiça e manter políticas comuns de comércio,agricultura,pesca e desenvolvimento regional.

A Zona Euro, a união monetária, foi criada em 1999 e é atualmente composta por 18 Estados-membros.

A UE tem missões diplomáticas permanentes no mundo todo, estando representada nas Nações Unidas,e na Organização Mundial do Comércio (OMC). Com uma população total de mais de 500 milhões de pessoas,o que representa 7,3% da população mundial,com um produto interno bruto (PIB) de 12,2 mil milhões de euros em 2010, o que representa cerca de 20% do PIB global.

Portugal se tornou membro União Europeia desde 1 de janeiro de 1986 no Mosteiro dos Jerónimos, após ter apresentado a sua candidatura de adesão no dia 28 de março de 1977 e ter assinado o acordo de pré-adesão dia 3 de dezembro de 1980.

Durante esse tempo das negociações a CEE se focalizou na agricultura, nas pescas e na indústria portuguesa,para ter a certeza de que não seria um Estado liquido(que desse mais despesas).

O texto assinado impunha uma fase transitória de acordo com as liberdades a serem instituídas no espaço Europeu - pessoas, bens e capitais.

Quanto à circulação de bens, o limite estabelecido foi também em Janeiro de 1993, de forma que Portugal tivesse tempo de suprimir os direitos aduaneiros para passar a reger-se pela Pauta Exterior Comum.

A adesão de Portugal à CEE é uma das consequências do 25 de abril de 1974 e das alterações que esta resolução provocou nos aspetos economicos, político e social.

O 25 de abril acabou com uma política económica em desagregação, com enorme dependência externa,e também com um poder político contestado por uma população com más condições de vida e fraco poder de compra.

Portugal perdeu o mercado colonial e se viu obrigado a concentrar mais a sua atenção no mercado Europeu.

Para isso foi necessária uma grande transformação a todos os níveis. Após certa agitação e grandes dificuldades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com