TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Columb Columbia

Tese: Pre Columb Columbia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Tese  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 2

A Colômbia tem uma história milenar antes da conquista, e em diversos lugares ainda está vivo o testemunho do seu passado indígena. Em San Agustín, departamento de Huila, conservam-se monolíticos que representam deuses e guerreiros. Na zona de Tierradentro (Cauca), o viajante pode percorrer os hipogeus, complexos funerários com câmaras subterrâneas.

Do Parque Tayrona, na costa Caribe, sobe-se por um caminho empedrado até as ruínas de Pueblito, cidade de pedra construída pelos Tayronas, uma avançada cultura pré-hispânica cujo legado de ourivesaria se pode admirar no Museu do Ouro de Bogotá e no Museu da cultura Tayrona em Santa Marta.

A Colômbia tem um valioso passado colonial arquitetônico e cultural que se conserva em muitas cidades e povoados.

A Colômbia pré-colombiana

Mais de doze culturas habitaram o território colombiano antes da conquista e deixaram testemunho do elevado nível de desenvolvimento que atingiram. Cidades e caminhos de pedra, estátuas, urnas funerárias e refinadas peças de ouro e cerâmica fazem parte da herança que hoje nos permite conhecer sua forma de vida e crença.

Os muiscas, situados no planalto cundiboyacense, eram um povo de agricultores. Foram excelentes ourives e oleiros e deixaram incalculáveis tesouros. O mito do El Dorado, que inspirou a conquista do interior do continente, teve sua origem na cerimônia de investidura do novo cacique que, cobertos de ouro, dirigia-se numa balsa para o centro da lagoa de Guatavita acompanhado de seus sacerdotes.

A olaria e ourivesaria também se destacam nas culturas Quimbaya, Sinú, Tayrona e Calima. Suas obras podem ser apreciadas no Museu do Ouro do Banco da República, no Museu Arqueológico Casa do Marqués de San Jorge e no Museu Nacional, em Bogotá; no Museu da cultura Quimbaya em Armênia; no Museu da cultura Tayrona em Santa Marta e no Museu da Cultura Sinú em Cartagena. Em galerias especializadas se podem adquirir réplicas elaboradas com as mesmas técnicas que utilizaram os grupos indígenas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com