TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre História

Monografias: Pre História. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2014  •  5.836 Palavras (24 Páginas)  •  201 Visualizações

Página 1 de 24

Esse capítulo nos mostra como viviam os primeiros seres humanos. O que era bem diferente da nossa forma de viver hoje. Então por que estudá-lo¿ A resposta é simples: através do estudo sobre o passado, podemos compreender o presente. De onde surgimos, como chegamos a nossa forma física, como desenvolvemos a nossa capacidade de construir, criar, inovar, como se formou a sociedade, enfim, qual é a nossa origem.

Os primeiros seres humanos eram nômades e viviam de acordo com o clima, com a oferta de alimentos e água. Suas roupas eram feitas de pele de animais e sua alimentação era à base da caça, pesca, frutos e raízes. Não tinham moradia, se protegiam em cavernas ou sobre árvores.

É o único entre todos os animais com capacidade de raciocínio, porém é o menos equipado para viver na natureza, por isso precisa transformar o meio em que vive. Como descreve o professor Jaime Pinsky no seu livro As primeiras civilizações (2001, p. 14):

“Os animais herdam, individualmente, suas capacidades; cada rato nasce sabendo roer, cada lhama nasce com seu casaco natural, cada peixe sabendo procurar seu alimento. Nenhum homem nasce sabendo construir casas, fabricar armas ou utilizar o pelo de outro animal. Só o exemplo dos mais velhos, ou seja, por meio da aprendizagem, é que ele chega a receber sua herança. [...]”

Charles Darwin afirma em seu livro A descendência do homem (1871) que os parentes vivos mais próximos do homem são gorilas e chimpanzés, teses comprovadas pela pesquisa e registro de fósseis, bem como análises de cadeias de DNA. Então somos descendentes dos macacos¿ Não, nós não descendemos dos macacos, mas temos ascendentes em comum.

Muitos estudos, em várias áreas da ciência, são feitos acerca da origem da humanidade. Uma coisa sabe-se, o ancestral mais remoto do homem viveu na África há milhões de anos. Como se chegou a essa conclusão¿ O continente africano é um dos locais que mais possuem referências sobre os primeiros tempos do homem. Em 2009, a revista Science publicou um estudo iniciado em 1992 sobre os primeiros passos evolucionários de nossos ancestrais. Foram divulgados, por 47 investigadores de dez países em onze artigos, os resultados das análises de fósseis do hominídeo mais antigo encontrado até então, o Ardipithecus ramidus com 4,4 milhões de anos. Esse fóssil foi encontrado na Etiópia, lá também foi encontrada Lucy, um Australopithecus aferencis, datada com 3,2 milhões de anos.

Todo esse período, desde o surgimento do homem até o aparecimento da escrita, é denominado Pré- história e divido em três fases:

 Paleolítico ou Idade da Pedra Lascada;

 Neolítico ou Idade da Pedra Polida;

 Idade dos Metais.

1. Paleolítico ou Idade da Pedra lascada

É o período mais extenso da nossa história. Foi nessa fase que ocorreu uma importante evolução física do homem, surgiram os primeiros homens modernos, ou seja, da espécie homo sapiens juntamente com a evolução cultural que dura até a atualidade. É assim denominado por causa do uso de ferramentas rústicas e a sociedade era formada predominantemente de homens caçadores e coletores, ou seja, ele pegava da natureza só o necessário para sobreviver.

A unidade social básica era bando formado pela união voluntária de famílias onde não havia classes sociais e a única forma de autoridade pertencia aos parentes mais velhos e todos os membros do grupo tinham os mesmos direitos e deveres. A chefia do grupo era somente temporária e cessava assim que terminasse a tarefa destinada.

O fogo representa uma descoberta muito importante deste período. Segundo os historiadores, teria ocorrido há mais ou menos 500 000 anos, nas terras vulcânicas dos vales da África oriental. Passaram a utilizá-lo para aquecer-se do frio, iluminar a noite, defender-se dos animais, cozinharem os alimentos e, bem mais tarde, para cozer a argila e fundir os metais. A relação da espécie humana com seu ambiente natural foi transformada a partir da descoberta do fogo.

2. Neolítico ou Idade da Pedra Polida

A prática da caça e da coleta se tornaram opções cada vez mais difíceis. A agricultura e o consequente processo de sedentarização do homem se estabeleceram gradualmente. Além disso, a domesticação animal se tornou uma prática usual entre os grupos humanos que se formavam nesse período. A estabilidade obtida por essas novas técnicas de domínio da natureza e dos animais também possibilitou a formação de grandes aglomerados populacionais.

Novas formas de organização social surgiam e, assim, as primeiras instituições políticas do homem podem ter sido formadas nessa mesma época. A criação e o abandono de formas coletivas de organização socioeconômicas podem ser vislumbrados no Neolítico. Conforme alguns pesquisadores, as primeiras sociedades complexas, criadas em torno da emergência de líderes tribais ou a organização de um Estado, são frutos dessas transformações.

No fim do período Neolítico também ocorreu a chamada Idade dos Metais. Nessa época, o desenvolvimento de armas e utensílios criados a partir do cobre, do bronze e, posteriormente, de ferro se tornaram usuais. Com o desenvolvimento dos primeiros Estados e o aparecimento da escrita, o período Neolítico finalizou o recorte de tempo da Pré-História e abriu portas para o estudo das primeiras civilizações da Antiguidade.

3. Idade dos Metais

A Idade dos Metais marca o início da dominação dos metais por parte das primeiras sociedades sedentárias da Pré-História. A utilização dos metais foi de fundamental importância para algumas das sociedades que surgiram durante a Antiguidade.

Através do domínio de técnicas de fundição, o homem teve condições de criar instrumentos mais eficazes para o cultivo agrícola, derrubada de florestas e a prática da caça. Além disso, o domínio sobre os metais teve influência nas disputas entre as comunidades que competiam pelo controle das melhores pastagens e áreas férteis. Dessa maneira, as primeiras guerras e o processo de dominação de uma comunidade sobre outra contou com o desenvolvimento de armas de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com