TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira E Segunda Guerra Mundial

Artigos Científicos: Primeira E Segunda Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

DA ORDEM BIPOLAR A NOVA ORDEM

(Introdução + conflito)

- Introdução  Antes de entramos na parte da geopolítica por si é necessário que retomemos as definições de Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra Mundial e Guerra Fria.

- Primeira Guerra Mundial  Aconteceu entre 1871 e 1914, o grande estopim da Primeira Guerra foi a assassinato do Arquiduque austríaco Francisco Ferdinando em resposta ao conflito de dois grupos opositores. As rixas da época eram correspondentes a disputa de mercados consumidores e de território para extrair matéria prima. Porém o buraco era mais em baixo e o simples conflito se transformou num evento na qual movimentou todo o planeta.

O conflito pode ser dividido em fases, a primeira fase foi a movimentação das tropas rivais que eram a Tríplice Aliança (Alemanha, Itália e Império Austro Húngaro) e Tríplice Entende (Inglaterra, França e Rússia).

A segunda fase foi a Guerra das Trincheiras na qual os soldados de ambos os lados passavam dias, meses dentro das trincheiras em situações precárias ao aguardo de uma movimentação inimiga para contra atacar.

A terceira fase, o desfecho, foi a entrada dos Estados Unidos do lado da Tríplice Entende e a derrota da Alemanha.

É importante relevarmos os ‘’14 pontos de Wilson’’ que previam um acordo de paz entre os países, neste instante entram as imposições feitas pelos vencedores para a derrotada Alemanha, o acordo que detinha as obrigações é chamado de Tratado de Versalhes.

- Segunda Guerra Mundial 

- Geopolítica Mundial após a Segunda Guerra  Aconteceu entre 1939 – 1945, e como no conflito anterior teve como princípio uma causa banal. Como a Alemanha se encontrava totalmente arrasada em todos os quesitos, propostas políticas foram adentrando, uma foi o Nazismo de Hitler que vinha com a proposta de expandir o território Alemão, desrespeitando assim o Tratado de Versalhes. O estopim da Segunda Guerra foi quando a Alemanha invadiu a Polônia quebrando o Tratado de paz.

Assim que houve a invasão a França e Inglaterra declararam Guerra à Alemanha. Houve uma Mudança nos nomes dos grupos rivais, passaram a ser o Eixo (Alemanha, Japão e Itália) e Aliados (França, Inglaterra, URSS e Estados Unidos).

A princípio o Eixo teve uma relevância aos Aliados, conquistou diversos territórios e um avanço econômico bem significativo, a França também anexou terras assim como o Japão, porém o Japão teve a triste idéia de invadir a base norte americana de Peal Harbor. Em resposta a traição os Estados Unidos enviara uma bomba atômica que atingiu as cidades de Hiroshima e Nagazaki.

O desfecho deste conflito foi a redenção da Alemanha e da Itália e por último do Japão por estar arrasado com os estragos da Bomba atômica Norte – americana.

- Guerra Fria  Logo após o triunfo Norte – Americano veio a desafiadora União Soviética. O conflito então se dá pela disputa da hegemonia política, dividi-se o mundo em Capitalistas (Estados Unidos) e Socialistas (União Soviética).

É usada a expressão ‘Guerra Fria’, pois a guerra por si nunca aconteceu diretamente, era mais uma disputa ideologia de poder, status. Porém conflitos diretos como o da Coréia e do Vietnã foram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com