TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira Guerra Mundial

Artigos Científicos: Primeira Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  1.340 Palavras (6 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 6

A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre os anos de 1914-1918 e teve como antecedentes:

• Disputa imperialista entre as potências européias: entre os fins do século XIX e inicio do XX, o cenário europeu presenciou um acirramento das rivalidades envolvendo as principais potencias industrializadas, como Alemanha, Inglaterra, França, Bélgica, Itália, Estados Unidos e Japão. Essa situação conflituosa baseava-se na disputas de novas colônias na África e na Ásia, onde queriam novos mercados consumidores e matéria-prima. Enquanto Inglaterra e França ficaram com grandes territórios com muitos recursos para explorar, Alemanha e Itália tiveram que se contentar com poucos territórios de baixo valor.

• Nacionalismo: constituíram um instrumento eficaz para que as potências imperialistas justificassem seus projetos expansionistas e conseguissem apoio popular. Entre os principais projetos e rivalidades, destacam-se o:

- Revanchismo Frances: em 1871, os franceses foram derrotados na Guerra Franco-Prussiana e perderam a Alsácia e Lorena, territórios ricos em recursos minerais. Sentindo-se humilhados pelos alemães, os franceses desejavam recuperar as regiões perdidas e dilacerar o orgulho nacional alemão.

- Pangermanismo: a Alemanha desejava a união dos povos germânicos, o que na pratica simbolizava a aproximação com a Áustria-Hungria.

- Pan-eslavismo: movimento político-cultural que afirmava a unidade dos povos de origem eslava, cujas principais lideranças eram a sérvia e o Império Russo.

- Rivalidade anglo-germânica: a Inglaterra temia o avanço industrial e militar da Alemanha, cujo governo havia adotado uma política externa agressiva com o objetivo de conquistar mais áreas colônias na áfrica.

- Irredentismo italiano: o governo italiano reivindicava territórios ainda em poder do Império Austro-Húngaro.

- Questão Balcânica: localizada no sudeste europeu, os Bálcãs abrigavam diversas minorias étnicas submetidas aos impérios alemães, austro-húngaro, russo e turco-otomano. Além disso, os novos países que surgira no século XIX, como a Servia e a Bulgária, possuíam projetos expansionistas, o que foi agravado pela reivindicação da Sérvia em relação à Bósnia.

• Corrida Armamentista e “Paz armada”: para assegurar seus interesses, cada potencia imperialista passou a ampliar seus armamentos e desenvolver novas tecnologias no campo militar. A hipertrofia dos complexos industrial-militares da Europa levou a crescentes tensões responsáveis pela eclosão da Primeira Guerra Mundial.

• Política de alianças militares: as grandes potências européias formaram alianças político-militares com o intuito de se fortalecerem frente aos seus rivais. Nesse sentido, em 1882 foi formada a Tríplice Aliança e em 1907 a Tríplice Entente.

- Tríplice Aliança (Alemanha, Áustria-Hungria e Itália)

- Tríplice Entente (Inglaterra, França e Rússia).

• Estopim: assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austríaco, e de sua esposa em 28 de junho de1914, por um militante nacionalista sérvio em Sarajevo, capital da Bósnia. O assassinato provocou uma reação militar da Áustria contra a Sérvia, então, devido à política das alianças, muitas outras nações entraram no conflito, deflagrando a Primeira Guerra Mundial.

Teve uma sucessão de acontecimentos que se seguiram á invasão da sérvia pelo exercito austríaco, em 1914:

- 28 de julho: a Áustria declarou guerra à Servia;

- 29 de julho: em apoio à Servia,,a Rússia mobilizou seus exércitos contra a Áustria e a Alemanha;

-1º de agosto: a Alemanha declarou guerra à Rússia e, posteriormente, à França;

- 4 de agosto: para atingir a França, os exércitos alemão e austríaco invadiram a Bélgica, que era neutra;

- 5 de agosto: a Inglaterra declarou guerra à Alemanha;

O desenvolvimento do conflito foi dividido em etapas:

• Guerra de movimentos (1914-1915): recrutamento e mobilização das forças beligerantes; foi marcado pelo alistamento em massa nos países beligerantes, o avanço alemão, a movimentação de exércitos e ocorrências de grandes batalhas. Foi uma fase rápida que terminou com o equilíbrio militar entre as forças envolvidas.

• Guerra das trincheiras (1915-1917): período marcado pelo posicionamento dos exércitos em trincheiras e pela pouca movimentação das tropas, onde cada lado procurava garantir suas posições evitando a aproximação do inimigo Foi à fase mais sangrenta, onde se verificava as piores condições humanas de sobrevivência em um campo de batalha. Milhares de soldados permaneciam durante meses dentro desses túneis que eram interconectados formando uma rede de defesa dos exércitos. As condições de sobrevivência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com