TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira Guerra Mundial

Monografias: Primeira Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/8/2014  •  1.294 Palavras (6 Páginas)  •  636 Visualizações

Página 1 de 6

PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

Acontecimentos principais para ocorrer a PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

A Primeira guerra mundial foi uma guerra entre as grandes potencias da Europa do séc.XX . Alguns países estavam descontentes com a repartição das terras da Ásia e da Africa no fim do séc. XIX. Com a unificação da Alemanha e a Itália pode-se dizer que contribuiu para a grande guerra, economicamente estavam “fortes”.

Havia também forte concorrência comercial entre os países europeus como França, Alemanha, Inglaterra, Itália, entre outros. Principalmente na disputa entre os mercados consumidores. Com essa concorrência gerou muitos conflitos entre essas nações, como o da França e da Alemanha; onde a França perdeu as terras de Alsácia-Lorena para a Alemanha. Com essa perda os franceses ficaram revoltados, criando uma “revanche”.

O acontecimento chave para que se declarasse guerra entre as grandes potencias da Europa, foi à morte do Arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa gravida, onde era do império Austro-Húngaro. Ele foi visitar a Bósnia. Falam que sua morte foi efetuada por um jovem estudante da Servia. A Bósnia não aceitou a morte do seu arquiduque e declarou guerra a Sérvia.

As Alianças e desenvolvimento da guerra

Antes de se explodir a tal guerra já havia entre os países alianças políticas, do lado da Bósnia estava a Tríplice Aliança onde os países Alemanha, Império Austro-Húngaro, e a Itália que mais pra frente passa para o outro lado por interesses políticos econômicos. Já do lado da Sérvia estava a Tríplice Entende onde os países pertencentes eram a Rússia, Reino Unido (Inglaterra) e a França. O Brasil ajudou com médicos e enfermeiros para a Tríplice Entente.

A guerra foi marcada por uma guerra de trincheiras. Onde muitos soldados ficavam dias e dias lutando nas trincheiras pela conquista de pequenos pedaços de terra. A fome e as doenças também eram inimigas desses guerreiro. Nos combates também houve a utilização de tanques de guerra e aviões. Enquanto os homens lutavam nas trincheiras, as mulheres trabalhavam nas indústrias (por falta de homens).

O Fim da Guerra

Em 1917 ocorreu à entrada dos EUA, que foi de extrema importância. Os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender, principalmente com Inglaterra e França. Este fato marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Os derrotados tiveram ainda que assinar o Tratado de Versalhes que impunha a estes países fortes restrições e punições. A Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada, perdeu a região do corredor polonês, teve que devolver à França a região da Alsácia Lorena, além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencedores. O Tratado de Versalhes teve repercussões na Alemanha, influenciando o início da Segunda Guerra Mundial.

REVOLUÇÃO RUSSA

A Rússia Czarista

A palavra Czarista vem de Czar que se pronuncia tzar que significa imperador, na Idade Antiga.

Na Idade Média, o título de czar era aos soberanos búlgaros e sérvios.

A Revolução Russa de 1917 aconteceu depois de eliminar o governo autoritário na Rússia que resultado no estabelecimento de um poder controlado pelo partido bolchevique e o governo provisório. Esse processo criou a União Soviética. Essa revolução foi até 1991.

No inicio do século XX, a Rússia era um país de economia atrasada e dependia da agricultura. A economia era centralizada 80% na agricultura.

Os trabalhadores do campo eram muito pobres e pagavam impostos muito altos para manter o governo czarista de Nicolau II. O czar que governava a Rússia tinha todo o poder em suas mãos. As indústrias na cidade eram muito fracas e os trabalhadores tinham poucos empregos e viviam descontentes com o governo.

Em 1905, Nicolau II no seu governo castigou muito o povo mandando seu exército fuzilar milhares de manifestantes e também os marinheiros do couraçado Potenkim e ficou aquele dia conhecido como Domingo Sangrento.

Então os trabalhadores russos se organizaram sob a liderança de Lênin. Os bolcheviques começaram a preparar a revolução na Rússia.

Foram duas fases:

Revolução de Fevereiro de 1917 que derrubou o poder do Czar Nicolau II

Revolução de Outubro de 1917 que derrubou o governo provisório do partido Bolchevique liderado por Vladimir Lênin e entrou o governo socialista soviético.

O Governo Provisório iniciou com varias reformas liberais: a abolição da corporação policial substituindo por uma milícia . Os líderes bolcheviques formaram os Sovietes (Conselhos) em Petrogrado e outras cidades, estabelecendo como duplo poder o Governo Provisório e os Sovietes.

Lenin foi o primeiro dirigente da URRS que liderou os bolcheviques, quando tomaram o poder do governo provisório depois da Revolução de Outubro de 1917 ocorrido em 6 e 7 de novembro, segundo o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com