TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira Guerra Mundial

Trabalho Universitário: Primeira Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Desenvolvida entre os anos de 1914 e 1918, a Primeira Guerra Mundial foi um dos mais penosos conflitos ocorridos no século XX. Fortemente marcada pela corrida armamentista, já vivenciada desde os fins do século XIX, este conflito contou com o uso de tecnologias nunca antes vistas nos campos de batalha.

Desde a segunda metade do século XIX, as grandes potências capitalistas da Europa disputavam entre si o domínio em regiões da África, da Ásia e do Leste Europeu. Países como Itália, Alemanha, Inglaterra, Rússia e França ligavam o seu desenvolvimento econômico à exploração destas regiões. Paralelo à presença dessas disputas territoriais, os movimentos nacionalistas foram outro fator fundamental para que os sentimentos de revanche ganhassem ainda mais força em tal cenário.

No campo diplomático, foi desenvolvido uma política que ficou conhecida como “política de alianças”. Foram assinados acordos militares que dividiram os países europeus em dois blocos, que mais tarde dariam início a primeira Guerra Mundial. A divisão colocava de um lado a Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, que formavam a Tríplice Aliança, e do outro a Rússia, França e Inglaterra, compondo a Tríplice Entente.

Iniciada a partir do atentado que resultou na morte do arquiduque Francisco Ferdinando, a Primeira Guerra Mundial se estendeu e contou com duas fases distintas. Na primeira fase, que vai até 1916, o pesado armamento presente dos dois lados deixou a guerra marcada por um grande equilíbrio de forças. A partir de 1917, a saída dos russos e a entrada dos EUA definiu a vitória da Tríplice Entente . Esta união foi crucial para a vitória da Entente, o que acabou forçando os países derrotados a assinarem a rendição.

Encerrado o conflito, o Tratado de Versalhes foi o mais importante acordo para estabelecer as punições impostas aos países derrotados. A Alemanha foi a nação mais prejudicada ao ter que pagar grandes indenizações, perder territórios e diminuir seu poderio militar. Por outro lado, os EUA tiveram no pós-guerra uma acelerada experiência de expansão da atividade industrial e do consumo e vieram a se tornar o país mais rico do mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com