TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira Guerra Mundial

Artigos Científicos: Primeira Guerra Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  1.144 Palavras (5 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 5

Principais causas:

- A partilha das terras da África e Ásia, na segunda metade do século XIX, gerou muitos desentendimentos entre as nações europeias. Enquanto Inglaterra e França ficaram com grandes territórios com muitos recursos para explorar, Alemanha e Itália tiveram que se contentar com poucos territórios de baixo valor. Este descontentamento ítalo-germânico permaneceu até o começo do século XX e foi um dos motivos da guerra, pois estas duas nações queriam mais territórios para explorar e aumentar seus recursos.

- Itália e Alemanha se unificam na segunda metade do século 19 e mudam a organização geopolítica da Europa, entrando no jogo dos países imperialistas.

- Depois da unificação, sofrem um processo incessante de industrialização e começam uma busca por colônias. Essas colônias, no entanto, já eram dominadas pela França e pela Inglaterra. Têm início vários conflitos imperialistas. Disputa pelos mercados e regiões ricas em matéria prima.

- Foram assinados acordos militares que dividiram os países europeus em dois blocos, que mais tarde dariam início a primeira Guerra Mundial. A divisão colocava de um lado a Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro, que formavam a Tríplice Aliança, e do outro a Rússia, França e Inglaterra, compondo a Tríplice Entente.

- Não podemos esquecer do revanchismo que existia entre a França e a Alemanha, já que no final do século XIX durante a Guerra Franco-Prussiana o país havia perdido a região da Alsácia-Lorena para os Alemães, e agora desejavam poder retomar a região novamente.

- O pretexto utilizado que provocou a guerra propriamente dita foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, enquanto fazia uma visita a Saravejo, região da Bósnia-Herzegovina. O criminoso era um jovem que pertencia a um grupo Sérvio (Mão Negra) que era contra a intervenção da Áustria-Hungria na região dos Balcãs. Insatisfeito com as atitudes tomadas pela Sérvia contra o criminoso, o império austro-húngaro declarou guerra à Sérvia em 28 de julho de 1914.

- As Três Fases da Primeira Guerra Mundial:

A Primeira Grande Guerra pode ser divida em três fases:

- Guerra do Movimento: Havia duas frentes principais de batalha. A frente ocidental - onde os alemães combatiam os franceses, os ingleses e os belgas - e a frente oriental - onde os alemães combatiam os russos. Ocorreu de agosto a novembro de 1914 e ficou conhecida como a guerra de movimento, quando a Alemanha realizou ataques agressivos contra a França. Os alemães invadiram a Bélgica, derrotaram os franceses e caminharam rumo a Paris. Os franceses, porém, com a ajuda dos ingleses, conseguiram contra-atacar e deter o avanço alemão na Batalha de Marne, uma ofensiva conjunta das forças da Tripla Entente, compostas pelo exército francês e pelas forças expedicionárias britânicas, contra os avanços sucessivos das tropas alemãs, como nenhum dos lados conseguiu vitórias decisivas nessa batalha, a guerra na frente ocidental estacionou.

- Guerra das Trincheiras: Com a estabilização das forças em luta, passou-se a uma nova fase da guerra, a chamada guerra das trincheiras. Nesta fase, os exércitos adversários procuravam firmar suas posições com o objetivo de vencer o adversário por meio do desgaste progressivo de suas tropas. Os exércitos da Inglaterra e da França, de um lado, e o da Alemanha, de outro, tomaram posições em trincheiras desde o mar do Norte até a fronteira da Suíça. O armamento e o aparelhamento aéreo despertaram um novo surto industrial acelerado, como a metralhadora, os gases venenosos, o lança-chamas, o tanque, o avião e o submarino, fizeram sua estréia na Primeira Grande Guerra. Com o uso dessas novas armas, os soldados passaram a ficar cada vez mais tempo abrigados em trincheiras, e os combates corpo a corpo tornaram-se cada vez mais raros. Enquanto isso, na frente oriental, o exército alemão vencia sucessivas batalhas contra o maltreinado e mal-armado exército russo. Na Ásia, porém, os japoneses venciam e se apoderavam das colônias alemãs no Oriente: Tsingtão, na China, e as Ilhas Marianas, Carolinas e Marshall, situadas no oceano Pacífico.

Em 1915, a Itália rompe com a Alemanha e alia-se à Entente. E, enquanto milhares de jovens morriam nas trincheiras, outros países entravam na guerra, ampliando as dimensões do conflito que atingia mais duramente a Europa. No início de 1917, a Alemanha decidiu adotar a guerra submarina: qualquer navio encontrado em águas territoriais inimigas seria afundado. Um dos atingidos pelos alemães foi o navio norte-americano Lusitânia, o que foi um dos motivos da entrada dos Estados Unidos (aliado a Inglaterra e França) na guerra, naquele mesmo ano. No final de 1917, a Rússia, esgotada por derrotas consecutivas diante dos alemães e com bolcheviques estabeleceram-se no poder,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com