TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeira Guerra Mundial: síntese

Artigo: Primeira Guerra Mundial: síntese. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  Artigo  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

A Primeira Guerra Mundial: uma síntese

A Primeira Guerra Mundial, também conhecida como Grande Guerra, foi um conflito mundial que ocorreu entre 28 de Julho de 1914 e 11 de Novembro de 1918.O conflito decorreu entre a Tríplice Entente - constituída pelo Império Britânico, pela França, pelo Império Russo (até 1917) e pelos Estados Unidos (a partir de 1917) - que derrotou a Tríplice Aliança - fundada pelo Império Alemão, pelo Império Austro-Húngaro e pelo Império Turco-Otomano.

Tudo começou com o assassinato do Arquiduque Francisco Fernando, ocorrido a 28 de Junho. O império Austro-húngaro culpabilizou o governo da Sérvia, mandando-lhe um ultimato, que este aceitou prontamente á excepção de um aspecto: a participação dos agentes austríacos na investigação do assassínio, o que na opinião sérvia constituía uma afronta á sua soberania. Devido á resposta Sérvia, o império Austro-húngaro cortou todas as relações diplomáticas com o país e, de seguida, declarou guerra ao mesmo – que contou com a ajuda da Rússia, sua aliada. A Alemanha, aliada do império Austro-húngaro, mandou um ultimato á Rússia – que foi recusado – e depois declarou-lhe guerra. Mais tarde, com vista a imobilizar também França, o império alemão, enviou um ultimato á Bélgica (que dava passagem para a França) – que também foi recusado, resultando novamente numa declaração de guerra. Logo a seguir a Alemanha decidiu declarar guerra á França, e no dia seguinte invadiu a Bélgica.

Esta série de acontecimentos, todos considerados como uma afronta á soberania Belga, fizera com que o império britânico saísse da sua posição neutra e entrasse na guerra, ficando contra a Alemanha, dando assim inicio às duas alianças militares.

No início da guerra, em 1914, a Itália era aliada da Tríplice Aliança, mas, tendo em conta que a guerra havia sido declarada pela Áustria, e se tratava de oponentes fortes, o governo italiano decidiu permanecer neutro.

No entanto, mais tarde, a Tríplice Entente e a Itália fizeram um pacto secreto contra o aliado austríaco – o chamado Pacto de Londres. Neste pacto estava estipulado que a Itália deveria entrar em guerra, durante um mês, em troca de receber alguns territórios assim que terminasse, como: “ Trentino, o Tirol Meridional, Trieste, a Gorizia, Ístria (com excepção da cidade de Fiume), parte da Dalmácia; um protectorado sobre a Albânia e sobre algumas ilhas do Dodecaneso e alguns territórios do Império Turco, além de uma expansão das colónias africanas, às custas da Alemanha - a Itália já possuía na África: a Líbia, a Somália e a Eritreia.”[1]

Entretanto em 1917, a Rússia abandonou a guerra para proteger o país, enquanto os E.U.A. deram inicio á sua participação apenas como fornecedores de armamento e fundos monetários. Ora, ao ver os seus investimentos em perigo, entraram militarmente no conflito, mudando totalmente o destino da guerra e garantindo a vitória da Tríplice Entente.

“Muitos

dos combates na Primeira Guerra Mundial ocorreram nas frentes ocidentais, em trincheiras e fortificações -separadas pelas "Terras de Ninguém", que era o espaço entre cada trincheira, onde vários cadáveres ficavam a espera do recolhimento - do Mar do Norte até a Suíça.”[2]

Relativamente á

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com