TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produto Interno Bruto - PIB

Pesquisas Acadêmicas: Produto Interno Bruto - PIB. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/4/2014  •  205 Palavras (1 Páginas)  •  375 Visualizações

Produto Interno Bruto – PIB

O PIB nominal usa os preços correntes para avaliar a produção dos bens e serviços da economia.

Considerando que em uma economia produza apenas dois bens: cachorro-quente e hambúrguer. Para calcular a despesa total desta economia, multiplicaremos as quantidades de cachorros-quentes e hambúrgueres por seus respectivos preços.

No ano 2007, 100 cachorros-quentes são vendidos ao preço unitário de $1, de modo que a despesa com cachorros-quentes é de $ 100. No mesmos ano, 50 hambúrgueres são vendidos ao preço unitário de $ 2, de modo que a despesa total com o item é, também, de $ 100. A despesa total da economia – a soma das despesas com cachorros-quentes e hambúrgueres – é de $ 200. Este montante, a produção de bens e serviços avaliada aos preços correntes, é denominado de PIB Nominal.

Produto Interno Bruto – PIB

O PIB Real utiliza preços constantes do ano-base para avaliar os bens e serviços produzidos.

Calculamos o PIB Real selecionando, em primeiro lugar, um ano como ano-base. Então utilizamos os preços dos cachorros-quentes e dos hambúrgueres no ano-base para calcular o valor dos bens e serviços em todos os anos. Em outras palavras, os preços do ano-base fornecem o meio de comparar quantidades em anos diferentes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com