TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Project Life

Tese: Project Life. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Tese  •  1.266 Palavras (6 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 6

AULA-TEMA 2: Projeto de Vida

1) Realize uma pesquisa com, pelo menos, 3 estudantes universitários ingressantes no ensino superior no ano de 2011. A pesquisa pode ser realizada entre os integrantes da própria equipe e deve identificar:

* Curso de graduação escolhido, por exemplo: Medicina, Engenharia Civil ou Administração.

* Área de interesse de atuação/especialidade (futuro), que se refere ao tipo de atividade para a qual o estudante pretende se dedicar.

2) Registre as informações, como na tabela abaixo (exemplo):

ÁREA DE FORMAÇÃO (ATUAL) ÁREA DE INTERESSE DE ATUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO (FUTURO)

1) Medicina Geriatria

2) Engenharia Civil Construção pesada (pontes, estradas)

3) Tecnologia em Gestão de

Recursos Humanos Consultoria

3) Importante: Mantenha o registro das informações do item 2.

* Engenharia de Produção Mecânica – Planejamento e controle * Farmácia – Análises clínicas e toxicológicas * Publicidade – Mídia

AULA-TEMA 3: Trabalho, emprego e empregabilidade

TAREFA 3

Mapear as tendências de oportunidades profissionais de emprego ou trabalho no contexto brasileiro. Para realizar a tarefa, siga os seguintes passos:

1) Pesquise as oportunidades de trabalho e emprego, para as 3 áreas de atuação que a sua equipe identificou na Tarefa 2. As bases de pesquisa estão indicadas abaixo,

2) Organize as informações pesquisadas na tabela abaixo:

ÁREA DE FORMAÇÃO (ATUAL) ÁREA DE INTERESSE DE ATUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO (FUTURO)

1) Engenharia de Produção

Mecânica Planejamento e controle

2) Farmácia Análises clínicas e toxicológicas

3) Publicidade Mídia

3) Importante: Mantenha o registro das informações do item 2.

Bases de pesquisa: Capítulo 3 do livro texto.

Matéria publicada pela Revista Veja, em Novembro de 2009, sob o título: “Empregos: O que Copa do Mundo, Olimpíada, Pré-Sal significam para o mercado na próxima década”. Acesse o endereço: http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/empregos-copa-mundo-olimpiada-pre-sal-significam-mercado-trabalho-proxima-decada-511432.shtml Empreendedorismo: acesse o site da Revista Pequenas empresas, Grandes Negócios (disponível em:<http://revistapegn.globo.com/>) e na barra de pesquisa digite uma área de interesse, por exemplo: turismo; ou uma das áreas de oportunidades criadas recentemente, como por exemplo: pré-sal. Você vai encontrar informações atualizadas e importantes sobre as oportunidades de negócios.

Engenharia de Produção

Investimentos bilionários aquecem disputa pelos poucos profissionais qualificados e disponíveis no mercado

Depois de anos parado, o mercado siderúrgico no Brasil voltou a receber investimentos e a criar novas oportunidades de emprego como há muito não se via. O futuro é promissor: até

o final de agosto, entra em operação a ThyssenKrupp CSA, no Rio de Janeiro, uma parceria da alemã ThyssenKrupp com a Vale. Ainda no segundo semestre, a VSB Vallourec & Sumitomo ligará o forno na cidade de Jeceaba, em Minas Gerais. Juntos, os empreendimentos criarão 4000 empregos.

Outros três novos projetos da Vale nos estados do Ceará, Pará e Espírito Santo e os planos de expansão da ArcelorMittal no Brasil deverão criar mais de 15 000 postos de trabalho nos próximos quatro anos. Todo esse esforço é para duplicar a produção anual de aço para 88 milhões de toneladas até 2016.

Só um detalhe preocupa quem está investindo bilhões de reais nesse setor: a falta de mão de obra qualificada. Engenheiros e técnicos de nível médio em mecânica e metalurgia estão na lista dos mais procurados pelas 13 companhias ouvidas na primeira etapa da pesquisa Talentos para a Siderurgia, no primeiro semestre de 2009 A remuneração média inicial para recém-formados na siderurgia é de 3 000 reais, chegando a 10 000 reais para quem tem mais de dez anos de casa. "A Petrobras é a grande demandante de engenheiros hoje e com os projetos do pré sal essa concorrência vai ser ainda mais agressiva. O aquecimento do setor de aço deve tornar a remuneração mais atraente.

Na ThyssenKrupp CSA, a média de salário inicial para engenheiros já é maior que o salário base praticado no setor em 50%. Está em 4 500 reais para quem começa, podendo chegar a 11 000 reais para cargos seniores e 14 000 reais para especialistas com pelo menos sete anos de casa. A tática adotada pela ArcelorMittal, o maior grupo siderúrgico do mundo, responsável pela produção de 8% do aço mundial, também é apostar na competitividade salarial. O que não acontece com as que estão se instalando em outras regiões do país, como a Vale, que tem dois projetos no Norte e no Nordeste: a Aços Laminados do Pará (Alpa), no distrito industrial de Marabá, no Pará, e a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará — ambas previstas para operar em 2013.

A solução foi bancar a formação de pessoal em parceria com os governos. "Essa é a preocupação número 1 das empresas que estão se instalando no Norte e no Nordeste", diz Horacídio, da ABM, que negocia com a Vale a formatação de um curso superior em uma universidade local. Enquanto essa desregionalização educacional não acontece, o mercado continua na disputa pelos poucos profissionais disponíveis.

Farmácia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com