TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flipped Teaching, Personal Learning Environment, Project-based Learning

Artigos Científicos: Flipped Teaching, Personal Learning Environment, Project-based Learning. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2013  •  641 Palavras (3 Páginas)  •  524 Visualizações

Página 1 de 3

Flipped Teaching

O que é?

É um tipo de educação híbrida/mista, i. e., em que se utilizam diferentes tipos de ferramentas para facilitar a aprendizagem. Existem diversas modalidades de educação híbrida, e as ferramentas utilizadas podem ser muito variadas: vídeos e jogos educativos, os novos quadros interativos disponíveis nas salas de aula das Escolas, e os conhecidos computadores ‘Magalhães’, entre outros, são ferramentas que permitem esta modalidade de educação. Com o desenvolvimento da Web 2.0, é das novas tecnologias que se tem tirado maior partido mas, historicamente, é uma modalidade de educação que já era muito utilizada.

O flipped teaching é, especificamente, uma modalidade de aprendizagem em que os formandos iniciam a aprendizagem de conteúdos por si com a ajuda de vídeos, ou de documentos disponibilizados a priori pelos seus formadores, e que supõe a dedicação dos formandos a esse conteúdo antes da sua aplicação prática. Exemplo: este curso é um bom exemplo, pois parte dos conteúdos são fornecidos online, e outra parte será fornecida em regime presencial.

Vantagens:

– Os formandos aprendem ao seu ritmo, e podem ver e rever a informação disponibilizada nesses conteúdos fornecidos a priori tantas vezes quantas necessitarem, quando necessitarem;

– Permite uma melhor preparação dos alunos para a aplicação e discussão prática das matérias, proporcionando um melhor aproveitamento do tempo com o formador para a discussão das questões mais relevantes.

Personal Learning Environment

O que é?

É um sistema de aprendizagem em que são os próprios formandos que definem os seus objetivos de aprendizagem e que gerem o tipo de conteúdos, e os conteúdos, que utilizam. Além disso, é suposto que os formandos procurem comunicar com outras pessoas (outros formandos e formadores, ou não) durante o processo de aprendizagem, de modo a desenvolver as suas ideias e a facilitar a apreensão de matérias.

Este sistema ganhou notoriedade com o desenvolvimento de tecnologias associadas à Web 2.0, ao proporcionarem uma grande abundância de informação mas, também, a possibilidade de criação de ‘redes’ e comunidades de partilha de informações: num só lugar é possível interagir com outras pessoas, ter acesso a conteúdos e recursos, e utilizar ferramentas de apoio, permitindo gerir a informação e gerar conteúdos da maneira mais adequada ao contexto (pessoal e profissional, informal e formal, …) de um determinado formando. Exemplo: hoje em dia, muitas universidades disponibilizam plataformas que permitem que todos os interessados (docentes e alunos) possam compartilhar ideias e informações, de forma a enriquecer o processo de aprendizagem.

Vantagens:

– Este tipo de sistema permite que o formando adapte os conteúdos que tem disponíveis aos seus interesses, necessidades e objetivos. Deste modo, é possível estimular o interesse do formando, quer devido à interatividade, quer pelo facto de se ‘suprimir’ grande parte da informação que o formando considere desnecessária para o seu contexto e que o leve a desmotivar-se;

– A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com