TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Biblioteca

Artigos Científicos: Projeto Biblioteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 5

Identificação da Escola

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio“Ana Maria Tissiani de Oliveira”, situada em um projeto de assentamento denominado “Agrovila Bojuí”, município de Diamantino – MT.

Público Alvo: Alunos da escola 1ª Fase do III Ciclo ao 3º ano do Ensino Médio.

Período de realização: anos letivos.

Responsáveis pelo projeto: Diretora Vera RG. nº. 3.471.405-3 CPF nº 468.522.551-15

Coordenadora: Raquel Machado Santana CPF nº. 571.769.221-87 e RG nº. 0865.505-7.

Apresentação

A Escola Estadual “Ana Maria Tissiani de Oliveira” ”, criada através do decreto nº 16 publicado no diário oficial do Estado de Mato Grosso do dia 14/01/2011, autorizado pelo ATO nº 002/2012 –CEE/MT, publicado no dário oficial do Eatado de Mato Grosso do dia 27/04 de 2012. Que a priori atenderá o 3º Ciclo do Ensino Fundamental regular, Ensino Médio regular, assim como, a modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA “ Campo”, autorizado pelo ATO 003/2012-CEE/MT, publicado no dário oficial do Estado de Mato grosso do dia 27/04. A Escola está escrita no Conselho Nacional de Pessoa Jurídica sob o nº 13.691.408/0001-07, localizada na Agrovila do Projeto de Assentamento Bojuí no município de Diamantino – MT.

A Escola Estadual “Ana Maria Tissiani de Oliveira”, organizada em Ciclo de Formação para o Ensino Fundamental e em anos para o Ensino Médio, atende em regime de externato cerca de 105 alunos da 1ª fase do III Ciclo ao 3º ano do Ensino Médio, no período Matutino, respeitando as fases de formação humana de cada educando de acordo a fase/ciclo. Porém, este Projeto de Implantação da Biblioteca na Escola com incentivo a Leitura será desenvolvido na unidade escolar, a qual atende alunos da Pré escola até o Ensino Médio, uma vez que se trata de uma escola mista.

A estrutura física da escola constitui-se da seguinte forma:

DEPENDÊNCIAS QUANTIDADE ADEQUADA

Salas de aula 11 11

Biblioteca X 01

Sala de professores 01 01

Laboratório de informática 01 01

Área de lazer X 01

Quadra de esportes X 01

Refeitório 01 01

Banheiros 06 06

Cozinha 01 01

Despensa 01 01

Diante do quadro apresentado observa-se a necessidade da contemplação de algumas condições necessárias para o favorecimento do desenvolvimento dos trabalhos pedagógicos no âmbito escolar, principalmente nos que referem a questão da leitura e da pesquisa, uma vez que, a escola não dispõe de biblioteca.

Justificativa

Depois de implantado nesta escola, uma biblioteca, os nossos educandos passarão a ter a oportunidade de conviver com os livros em seu cotidiano escolar, que consequentemente efetivarão leituras diversificadas com propósito social, uma vez que ler é ampliar os limites do próprio conhecimento, é obter informações das mais simples às mais complexas.

Dentre deste contexto, espera-se que com a aprovação do decorrente projeto, possa consolidar na referida escola, um trabalho voltado para a realização do incentivo às crianças e aos adolescentes para que leiam e entendam que a leitura pode ser utilizada como momento de lazer e também como uma forma de desenvolver a imaginação, a criatividade e acima de tudo construir o conhecimento. É com este intuito que estamos tentando buscar essa implantação junto a SEDUC-MT a qual como nós se preocupa em propiciar aos educandos do nosso estado, independentemente de distâncias geográficas, uma educação de qualidade, para tanto, é necessário que as condições físicas da escola sejam favoráveis tanto para os alunos quanto para os professores, para que se possa desenvolver um trabalho pedagógico com eficácia.

Objetivo Geral

Através da implantação da biblioteca na escola, espera-se que a equipe de profissionais de educação possa dar continuidade aos projetos de leitura em curso com condições mais favoráveis para o estímulo das inteligências múltiplas, propiciando a interdisciplinaridade, agregando valores ao aprendizado, instigando--os à curiosidade através da leitura e pesquisa.

Objetivos Específicos

• Criar na escola um espaço com infraestrutura apropriada para a prática da leitura e pesquisa;

• Ampliar o acervo literário;

• Sensibilizar os alunos, professores e comunidade quanto a importância da leitura na escola;

• Valorizar a busca espontânea do aluno por leitura diversificada, visando a influência na leitura e ampliação do vocabulário;

• Definir os direitos e deveres: grupo gestor, professores e alunos;

• Planejamento da apresentação do Projeto aos alunos;

• Elaboração de calendário do desenvolvimento do projeto na Escola;

• Empréstimo de livros na sala de aula;

• Monitoramento do processo de leitura dos livros;

• Roda de leitura: leitura de capítulos, passagens ou comentários para compartilhamento com os colegas;

• Trabalho com ficha de leitura;

• Desenvolvimento de atividades a partir do título lido: dramatizações, palestras, exposições, reescrita, ilustrações, história em quadrinhos, tirinhas;

Proposta

A proposta deste projeto é que seja disponibilizado recursos para o favorecimento da Implantação de uma biblioteca e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com