TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO BIBLIOTECA SOCIAL SUSTENTÁVEL

Por:   •  23/9/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.228 Palavras (5 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 5

PROJETO

BIBLIOTECA SOCIAL SUSTENTÁVEL

[pic 1]

       [pic 2]

MARINGÁ

2017

PROJETO

BIBLIOTECA SOCIAL SUSTENTÁVEL

  1. INTRODUÇÃO

       O Projeto para a contribuição social e promoção da sustentabilidade, “BIBLIOTECAS SOCIAIS E SUSTENTÁVEIS DA FEITEP”, busca disseminar e difundir práticas voltadas para a preservação do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável, além de inserir populações que não tem acesso à cultura e a literatura, possibilitando regular, estruturar, implantar e induzir ações e práticas sustentáveis para além do meio acadêmico e diretamente ao meio social em que estamos inseridos.

         Primeiramente, é válido lembrar que o Brasil sediou dois importantes eventos mundiais sobre a temática apresentada: a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO 92) e a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Além disso, recentemente fez adesão ao movimento ´´Nós podemos´´ (ONU), que projeta uma agenda com 17 frentes de trabalho até 2030.

          Segundamente, sabe-se que a biblioteca é um espaço de acesso e produção de informações, bem como de conhecimento, no qual o bibliotecário é o agente responsável pela disseminação da informação. Assim, acredita-se que é determinante que essa temática seja incorporada nas atividades da biblioteca da FEITEP na forma de um trabalho de extensão atuante e inclusivo além dos muros da faculdade.

           Por fim, esse projeto é fruto da “I SEMANA DO LIVRO DA FEITEP” realizado no período de 24 a 27 de outubro de 2017. O objetivo do evento foi promover uma integração entre os acadêmicos e comemorar o Dia Nacional do Livro (29/10). Nesse contexto é realizada a campanha de arrecadação de doações de livros infantis, tem por finalidade contribuir com a leitura e aprendizado de crianças de instituições, escolhidas pelo corpo Diretivo e Administrativo, Instituto e Comissão de Projetos da FEITEP para receberem estas doações.  

Com objetivo em conscientizar à nossa comunidade acadêmica e a sociedade sobre o asseguramento da educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos, que a FACULDADE DE ENGENHARIA E INOVAÇÃO TÉCNICO PROFISSIONAL – FEITEP em parceria com o INSTITUTO FEITEP desenvolvem através da cooperação este projeto por serem signatários das ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

  1. JUSTIFICATIVA

       O tema responsabilidade social tem sido muito debatido nas organizações públicas e privadas, em busca de novas filosofias de gestão que aliem seus interesses aos do contexto em que estão inseridas.

        A educação tem como objetivo inserir o homem no contexto social, trazendo, como princípio básico, o respeito às necessidades individuais, sociais, intelectuais, técnicas e morais. Com isso, o indivíduo se torna capaz de se realizar, de trabalhar eficazmente, de questionar e de buscar a sua inserção em uma sociedade verdadeira, harmoniosa e equilibrada. A inserção do homem no contexto social, por meio da educação, estabelece, também, os princípios sociais do processo civilizatório e a vida democrática, tais como a solidariedade, a cooperação, a justiça, a igualdade, o direito à dignidade, o respeito à alteridade e à pluralidade.

Além disso, a educação é responsável, dentre outros, pela produção do conhecimento, pela economia de um país, pela produção de riquezas, pela geração de empregos e pela qualidade de vida das pessoas. Por isso, a educação vai além da formação de profissionais para o mercado de trabalho.

Sendo assim, entendemos que a missão de uma Instituição de Ensino Superior (IES) transpassa as paredes das salas de aula, mostrando que ensinar é, também, dar exemplos de cidadania, contribuindo, assim, com a construção de uma sociedade sustentável. Outrossim, oferecer educação de qualidade é o primeiro passo para atingir esse ideal, preocupando-se com a formação de profissionais capazes e compromissados com o desenvolvimento do país. Com isso, mais do que formar profissionais para o mercado, a IES deve cumprir sua missão de colaborar com a formação de pessoas que tenham consciência do seu papel no contexto social.

A respeito do exposto, as ações de responsabilidade têm uma extensão de movimentos que procuram o desenvolvimento do trabalho em equipe, parcerias e o mais relevante, a sensibilização dos envolvidos nas causas sociais. Com isso, o desenvolvimento deste projeto se justifica pelo contexto sustentável com a proposta do reuso das madeiras. É fundamental o esforço de sensibilizar alunos e professores quanto à importância da participação neste tipo de projeto.

Vale a pena ressaltar que a instituição precisa passar para a sociedade o que ela ensina em suas práticas diárias e diferença social, como a em que nós vivemos, é importante que o papel da instituição vá além de sua responsabilidade em transmitir aos jovens o conhecimento acadêmico, comprometendo-se com valores de cidadania e responsabilidade social. Afinal, é formando cidadãos socialmente responsáveis que a IES fortalece os vínculos com a sociedade e contribui para a melhoria de vida de um modo geral.

O projeto é desenvolvido através de um processo investigativo e coparticipativo, buscando a realidade e a necessidade do público/usuário, que dele se utilizará, por esta razão, cabe aos coordenadores do projeto discutir, mapear e construir um espaço de leitura ou biblioteca dentro das necessidades reais dos espaços aonde o projeto será implantado.

          A Faculdade de Engenharias e Arquiteturas FEITEP está convicta de suas responsabilidades e honra a sua adesão ao PACTO GLOBAL e a Agenda de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU), porque as práticas sustentáveis e a solidariedade também é algo que se aprende no meio e no contexto que se está inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (385.6 Kb)   docx (233.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com