TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prova historia

Por:   •  19/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  687 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

Prova Política Direito 2º Período Professora Helaine (questões de verdadeiro e falso, sendo que, terá que ter justificativas nas questões falsas)

2º semestre de 2012

  1. (  ) democracia e liberalismo são propostas que se completam, pois ambas são necessariamente fundamentais do estado mínimo e no estado de direito.
  2. (   ) de acordo com Bobbio igualdade e liberdade são ideias antitéticas, principalmente no que se refere á esfera econômica.
  3. (   ) o sistema proporcional, associado ao principio da pluralidade do voto tinha como finalidade, segundo Mill, combater a tirania da maioria na democracia.
  4. (   ) o cós que caracteriza o estado de natureza, para Locke, é causado pelo excesso de liberdade individual.
  5. ( ) alguns Estados democráticos, afastaram-se do liberalismo econômico ao promoverem uma certa igualdade substancial.
  6. (   ) na teoria contratualista de Locke os indivíduos transferem seus direitos naturais para o Estado para que este lhes assegura a vida e a propriedade privada.
  7. (   ) para Rousseau a liberdade negativa é um direito natural do homem e deve ser mantida após a construção do Estado Civil.
  8. (   ) pluralismo, coletivismo e aceitação do conflito são os elementos que em essência caracterizam as doutrinas liberais.
  9. (   ) para Rousseau a soberania da maioria é representada pela “vontade geral”, cabendo ás minorias o mero papel de opositoras.
  10.  (   ) uma democracia meramente formal pode favorecer a uma minoria restrita de detentores do poder econômico.
  11.  (   ) os liberais do século XX acreditavam que a democracia, baseada no sufrágio universal, poderia conduzir a tirania da maioria e ao fim das liberdades individuais.
  12.  (   ) a forma de igualdade aceita e defendida pelo liberalismo é a igualdade na liberdade.

1º semestre de 2013

  1. (F) em Mostesquieu as leis fundamentais das sociedades são essencialmente as mesmas, pois derivam de direitos naturais anteriores ao Estado.
  2. (F) na teoria lockeana o exercício do poder, para além do direito, só cabe ao Estado, jamais ao povo.
  3. (V) Locke, Mostenquieu e Rousseau acreditam que na sociedade civil a liberdade só existe mediante leis que obriguem igualmente a todos.
  4. (F) democracia e liberalismo são propostas que se completam, pois ambas estão necessariamente fundamentadas no estado mínimo e no estado de direito.
  5. (V) a limitação dos poderes do Estado e a garantia de direitos individuais são princípios liberais que se firmaram na luta contra o absolutismo.
  6. (F) de acordo com Noberto Bobbio igualdade e liberdade são ideais compatíveis apenas no que se refere á esfera econômica.
  7. (V) pluralismo e individualismo são elementos que em essência caracterizam as doutrinas liberais.
  8. (F) o sistema majoritário, associado ao principio da pluralidade do voto, tinha como finalidade, segundo Stuart Mill, combater a tirania da maioria na democracia.
  9. (F) para Rousseau a liberdade está em obedecer à vontade geral que representa a vontade da maioria.
  10. (F) a igualdade formal e a igualdade substancial só coexistem plenamente nos regimes socialistas.
  11. (V) os liberais do século XX, acreditavam que a democracia, baseada no sufrágio universal, seria incompatível com o capitalismo e com as liberdades individuais.
  12. (V) alguns Estados democráticos, a partir do século XX, negaram o liberalismo ao promoverem certa igualdade substancial.

2º semestre de 2013

  1. (F) de acordo com Noberto Bobbio igualdade e liberdade são ideias compatíveis apenas no que se refere a esfera econômica.
  2. (   ) Pluralismo e coletivismo são elementos que caracterizam as democracias igualitárias.
  3. (F) o sistema majoritário associado ao principio da pluralidade de  peso no voto tinha como finalidade, segundo Stuart Mill, combater a tirania da maioria na democracia.
  1. (F) Na teoria lockeana o exercício do poder, para além do direito só cabe ao Estdo, jamais ao povo.
  2. (V) Locke, Mostesquieu e Rousseau acreditam que n sociedade civil a liberdade só existe mediante leis que obriguem igualmente á todos.
  3. (F) democracia e liberalismo são propostas que se complementam, pois ambas estão, necessariamente, fundamentadas no estado mínimo e no estado de direito.
  4. (V) a limitação dos poderes do Estado e a garantia de direitos individuais são princípios liberais que se afirmaram na luta contra o absolutismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com